Pergunta Maluca - Domingo na Globo

Dia 21 de Fevereiro é o DIA NACIONAL DO NATURISMO. Este é o assunto da “Pergunta Maluca”.

• Porque esta data foi escolhida?

O Dia Nacional do Naturismo é comemorado em 21 de fevereiro, data de nascimento de Luz del Fuego.

Luz Del Fuego foi uma atriz brasileira (nascida no Espírito Santo), que em 1950 criou o Partido Naturista Brasileiro. O nome verdadeiro dela era Dora Vivacqua.

Luz Del Fuego costumava andar nua com uma jibóia enrolada no corpo. Ela criou na Ilha do Sol, a poucos quilômetros de Paquetá, na Baía de Guanabara, o primeiro clube de nudismo do país. Foi assassinada em 1967 e teve sua história contada no cinema. Lucélia Santos fez o papel de Luz Del Fuego.

Qual foi a primeira praia considerada exclusivamente de naturismo no Brasil?

A primeira praia de naturismo foi criada em 1988. É a praia do Pinho, em Santa Catarina.


Tambaba, no litoral sul da Paraíba é outra famosa praia de naturismo. Foi a primeira no Nordeste. No Brasil, há 8 praias públicas onde a prática naturista é permitida: Praia do Pinho (SC), Petras Altas (SC), Galheta (SC), Tambaba (PB), Barra Seca (ES), Abricó (RJ), Olho de Boi (RJ) e Massarandupió (BA).
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
22/02/2010 - 09h07m.

Reelembrar *LUZ DEL FUEGO", me lembro muito da mesma. Não sabia que o Dia 21 de fevereiro tinha sido escolhido em homenagem a mesma. DIA DO NATURISMO, fui uma vez, convidado para visitar a respectiva Ilha. Não vou escrever que era (uma linda Ilha, porque não era). Mais eu fui a Ilha do Sol. Isto à mais de 50 anos. Assistí Luz Del Fuego no palco de um dos Teatros do Rio de Janeiro, era uma criatura queimadissima do SOL, pois andava o dia inteiro nua em sua Ilha. Era agradavel, conversava bem, alem de ter uma atenção com os visitantes. Lamentavelmente foi assassinada, mais guardamos a sua imagem em nossa mente.