Tendinite: saiba mais.

A tendinite é a lesão ou inflamação nos tendões. De um pianista a um digitador, até um trapezista de circo, um jogador de futebol, uma telefonista, uma manicure ou um atleta de vôlei, todos podem ser vítimas da tendinite. Por isso é preciso se prevenir e estar atento aos sintomas, procurando ajuda médica assim que eles apareçam.

A tendinite se manifesta inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. A pessoa pode sentir dores ao subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outras posturas ou movimentos. Ela pode ser confundida inicialmente com artrite reumatóide e, portanto, existe a necessidade de que o médico faça um bom exame no paciente para estabelecer um diagnóstico preciso.

A tendinite tem sido alvo de preocupação principalmente na medicina do trabalho. Há uma variedade de ocupações que podem estar sujeitas ao problema, todas sempre relacionadas com esforços demasiados ou repetitivos (conhecido por LER: Lesões por Esforço Repetitivo). Feirantes (que carregam pesadas caixas), estivadores e até mesmo dançarinos. Ultimamente, a área de informática tem se destacado em casos de tendinite, com o esforço repetido dos digitadores no teclado.

Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de antiinflamatórios até a imobilização do membro afetado (por exemplo, tala ou engessamento do braço com tendinite originária de digitação). O repouso é fundamental e, após um período, a pessoa pode ser encaminhada para fazer fisioterapia. É importante começar o tratamento logo nos primeiros sinais da doença. Casos mal curados podem acabar necessitando de cirurgia.

Fique atento! E... boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
15/01/2010 - 08h31m.
Tendenite, uma doença que sempre aparece com muita dor nos tendões, temos muitas pessôas ligadas a nós que já tiveram este sério problema. O tratamento e diversificado, desde os antiinflamatórios até a cirurgia. Cada um responde de uma maneira. É importante ficar com a parte afetada imobilizada, não podendo fazer nenhum esforço. Como todas as doenças são ruins a TENDENITE é algo de terrível, inclusive as dores!

ana cristina disse...

oi,gente sou portadora desse mal desde os meus 15 anos sofro com dores nos braços e punhos, tive que ficar varias vezes afastada do trabalho,vivo a base de tratamentos com reumatologistas, fisioterapeutas, anti-inflamatorios, enfim dor constante,é terrivel,a dor é imsuportavel.