Sabia que as emoções podem afetar sua pele?

O estado emocional é capaz de desencadear diversas manifestações orgânicas e, até mesmo, doenças. Muitas vezes, diante de uma situação de forte estímulo emocional ou do estresse do dia a dia, mecanismos biológicos descarregam a tensão no corpo, que se manifesta em um órgão, que varia de acordo com uma tendência pessoal.

No caso da pele, algumas doenças podem ser desencadeadas ou agravadas, entre elas: psoríase, disidrose, vitiligo, dermatite seborréica, dermatite atópica, lupus e acne.

Quando estamos estressados há, por exemplo, um aumento da eliminação imperceptível de suor. A pessoa se dá conta de que está suando numa situação em que não deveria. Outras reações de estresse na pele são a diminuição ou o aumento da circulação sangüínea (causando palidez ou rubor), o aumento da secreção sebácea e a ereção dos pêlos. Esses sinais denunciam que a pele está participando da reação geral de estresse. Todo estresse é acionado por um aumento da secreção dos hormônios adrenalina e cortisol, que preparam o organismo para reagir numa situação de emergência ameaçadora da sobrevivência. Só que eles também levam a uma diminuição da função do sistema imunitário, encarregado da defesa do corpo contra agentes estranhos.

Como a pele contém elementos que a caracterizam como órgão imunitário, ela tem sua função diminuída por causa do aumento destes hormônios e isso facilita a instalação de doenças para as quais o indivíduo tenha propensão ou tendência genética.

Daí porque é importante, para a saúde da pele, controlar os efeitos do estresse. Esteja atento aos sinais de estresse e aprenda a combatê-los.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: