Mensagem: A PEDRA NO CAMINHO.

ERA UMA VEZ um rei que viveu num país DISTANTE, há muito tempo. ELE era UM HOMEM sábio e não poupava esforços para ensinar bons hábitos ao povo. Freqüentemente, ESSE REI fazia coisas que pareciam estranhas e inúteis, mas tudo o que ELE fazia era para ensinar o povo a ser trabalhador. O REI DIZIA QUE Nada de bom pode vir a uma nação cujo povo reclama DE TUDO e espera que outros resolvam os problemas.
Numa noite, enquanto todos dormiam, O REI pôs uma enorme pedra na estrada que passava pelo palácio. Depois, ELE foi se esconder atrás de uma cerca, e esperou para ver o que acontecia.
O DIA AMANHECEU E APARECEU NA ESTRADA um fazendeiro com uma carroça carregada de sementes. AO VER A PEDRA, O HOMEM FICOU ABORRECIDO E DISSE ENQUANTO DESVIAVA DA PEDRA: “Quem já viu tamanho descuido? Por que esses preguiçosos não mandam retirar essa pedra da estrada?” O FAZENDEIRO FOI EMBORA reclamando da inutilidade dos outros, mas NEM ao menos tocar, ele próprio, na pedra.
Logo depois, um jovem soldado veio cantando pela estrada. Ele pensava na maravilhosa coragem que mostraria na guerra e não viu a pedra. O SOLDADO tropeçou nela e se estatelou no chão poeirento. O RAPAZ SE Reergueu, sacudiu a poeira da roupa e TAMBÉM PRAGUEJOU RECLAMANDO DOS PREGUIÇOSOS QUE DEIXARAM AQUELA PEDRA ALI. O JOVEM TAMBÉM FOI EMBORA FURIOSO sem pensar uma única vez que ele próprio poderia retirar a pedra DO CAMINHO. E assim correu o dia...
Todos que por ali passavam reclamavam e resmungavam por causa da pedra no meio da estrada, mas ninguém TIRAVA A PEDRA DO CAMINHO.
Finalmente, ao cair da noite, a filha do DONO DO MOINHO DA CIDADE passou PELA PEDRA. Era UMA JOVEM trabalhadora e estava cansada, JÁ QUE desde cedo andava ocupada no moinho. MESMO ASSIM, AO VER A PEDRA ELA DISSE A SI MESMA: “Já está escurecendo, alguém pode tropeçar nesta pedra e se ferir gravemente. Vou tirá-la do caminho.” ENTÃO, a MOÇA tentou arrastar a pedra DALI. Era muito pesada, mas a moça empurrou, e empurrou, e puxou, e inclinou, até que conseguiu retirá-la do lugar.
ENTÃO, para sua surpresa, a JOVEM encontrou uma caixa debaixo da pedra. ELA ERGUEU A CAIXA COM DIFICULDADE, JÁ QUE era pesada, pois estava cheia de alguma coisa. Havia na tampa DA CAIXA os seguintes dizeres: "esta caixa pertence a quem retirar a pedra". Ela abriu e descobriu que estava cheia de ouro.
ENTÃO, O rei FINALMENTE APARECEU e disse com carinho: “Minha filha, com freqüência encontramos obstáculos e fardos no caminho. Podemos reclamar em alto e bom som enquanto nos desviamos deles, se assim preferimos, ou podemos erguê-los e descobrir o que eles significam. A decepção, normalmente, é o preço da preguiça.”
O sábio rei montou em seu cavalo e, com um delicado boa noite, FOI EMBORA.
A MOÇA ESFORÇADA E TRABALHADORA FICOU RICA.

A MENSAGEM QUE FICA É QUE Deus dá as coisas boas da vida a quem lida com os problemas por conta própria E NÃO FICA EMPURRANDO PARA OS OUTROS AS RESPONSABILIDADES PELAS COISAS RUINS QUE ACONTECEM. PEDRAS NO CAMINHO, TODOS TÊM, MAS O IMPORTANTE É SABER REMOVÊ-LAS COM AS PRÓPRIAS MÃOS.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Unknown disse...

marcus bandeira de sousa pombal paraiba, li e reli nunca vi uma mensagem tao bonita parabens so assim me motivou a levantar a cabeça e seguir em frente