Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

  • Um pedreiro diz: "Se eu tivesse dois tijolos a mais, o dobro deste número seria 100". Quantos tijolos ele tem?

48

É só dividir 100 tijolos por 2. Dá 50 tijolos. O pedreiro precisava de mais dois tijolos para ter 50, então ele tem 48 tijolos.

***

  • Anteontem Joana tinha 18 anos. No ano que vem, ela vai fazer 21 anos. Que dia é hoje?

A única resposta possível é:

Hoje é o primeiro dia do ano – Primeiro de Janeiro.

É que Joana faz aniversário no dia 31 de Dezembro, último dia do ano.

Então, segundo a charada:
Dia 30 de dezembro (anteontem) Joana estava com 18 anos;
Dia 31 de dezembro (ontem) foi aniversário da Joana – ela fez 19 anos;
HOJE só pode ser Primeiro de Janeiro (é a resposta da pergunta), porque no fim deste ano (31.12) Joana fará 20 anos e no fim do ano que vem (31.12) ela fará 21 anos!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
21/12/2009 - 12h39m.
PERGUNTAS MALUCAS: Meu prezado Alexandre, estou desaprendendo matematica. Não consegui nem chegar perto das respostas, estas apresentadas ontem foram (cabeludas). Só depois da resposta que eu consegui concatenar as respostas, neste domingo as perguntas só poderiam ser feitas por um PROFESSOR como você é meu caro Alexandre!