Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

Hoje vamos falar de marcas famosas, produtos que conhecemos, mas não sabemos a origem dos nomes.

• Porque o Mate é Leão?
• E a companhia de perfumes e cosméticos, por que é AVON?
• Catupiry é um tipo de queijo caro, mas gostoso pra caramba. Por que tem este nome?
• E o sabão em pó OMO? Seria uma sigla? Tem algum significado?


Respostas:
O empresário Agostinho Ermelino de Leão Junior fundou a empresa em maio de 1901, no Paraná. Quando Leão Junior faleceu, a mulher dele, Dona Maria Clara, assumiu os negócios. No final da década de 1930, a fábrica já se chamava Leão Junior e Companhia. Foi quando eles colocaram no mercado o produto e deram o nome de Mate Leão.




No caso da AVON, a história é a seguinte: a empresa foi criada pelo americano David McConnell. Ele vendia livros de porta em porta, mas não era bem recebido nas casas. Aí teve a idéia de dar de brindes vidrinhos de perfume, para conquistar as pessoas e poder vender os livros. Logo o perfume estava fazendo mais sucesso que os livros. A empresa, no início, chamava-se Perfume Califórnia. O nome "Avon" só foi adotado em 1939. É uma homenagem à terra natal do dramaturgo inglês William Shakespeare, Stratford-on-Avon.





O queijo catupiry é uma criação brasileira. Foi inventado em 1911, pelo casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini, na estância hidromineral de Lambari (Minas Gerais). A palavra catupiry vem da língua tupi-guarani, e quer dizer excelente.




O sabão em pó Omo foi criado na década de 1930. O nome é sim uma abreviatura: da expressão em inglês "Old Mother Owl", que significa "Velha Mãe Coruja". Na primeira embalagem do produto tinha até uma coruja desenhada. As letras "o" eram os olhos da coruja e o "m" formava o nariz e o bico. Essa marca de sabão em pó só chegou ao Brasil em 1957.



Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
13/12/2009 - 10h59m.
Hoje, não tivemos a PERGUNTA MALUCA, porem o Professor nos falava de 3 grandes nomes de PRODUTOS usados no Brasil. Mate Leão, quem não conheceu o respectivo que no inicio, vinha em uma diria como? LATA VERMELHA, que na minha época muitas crianças faziam cofres. OMO, um produto lançado no mercado brasileiro que até hoje os velhos e as crianças sabem que OMO é um SABÃO EM PÓ. Queijo Catupiry, aquele queijo maravilhoso, que vinha em caixas de madeira (redondas) e que nós adoravamos comer com goiabada. Importante que 3 PRODUTOS antigos que continuam até hoje e eu jamais sabia de suas procedências. Foi importante saber, meu prezado "ALEXANDRE FERREIRA".