Noel Rosa: homenagem!

Noel Rosa, um dos maiores nomes da música brasileira, nasceu em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro. A história conta que foi um parto difícil e, para não perderem mãe e filho, os médicos tiveram de usar o fórceps (instrumento médico, que serve para a retirada do feto. É usado quando o bebê é muito grande ou em casos de gravidez de risco). Por causa disso, Noel ficou com uma lesão no queixo, que acabou tornando-se uma marca pessoal.

Ele aprendeu a tocar bandolim com a mãe, no Colégio São Bento. Com o tempo, adotou o violão, instrumento que o pai tocava.

A saúde de Noel Rosa era motivo de muitas preocupações para a família, especialmente para a mãe, Marta. A preocupação era tanta que, certa vez, dona Marta escondeu todas as roupas do filho, para que ele não pudesse ai a uma festa. Daí nasceu um dos seus maiores sucessos: "Com que roupa?". Era 1931 e o disco vendeu 15 mil cópias.

Noel estudou medicina, mas se rendeu à música. Era um homem tímido e recatado, mas gostava da noite, da boemia. Os amigos contavam que ele evitava comer em público por causa do defeito no queixo. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vítima de tuberculose.

Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito. Para homenageá-lo, escolhi justamente um filme raro do Bando de Tangarás. Noel está sentado, de chapéu, ao violão. Veja:

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
11/12/2009 - 09h58m.
NOEL ROSA" Quem da minha geração, não conheceu, ou ouviu falar do grande nome *NOEL ROSA*, hoje completando se estivesse entre nós 99 anos. Hoje lendo o Blogger do nosso Professor, lá que Noel havia estudado medicina, o que não sabia! Lí tambem sobre aquela linda "MÚSICA" Com que roupa que eu vou, ao samba que você me convidou..., dentro de tantas outras uma mais MUSICA e LETRA do que outras. Vamos pedir hoje a Deus, que Noel lá em cima se puder, cante uma das grandes músicas dele. Ai que saudades que temos do GRANDE "NOEL". Descanse, ou continue descançando em paz.