Glaucoma: saiba mais!

Uma das doenças dos olhos mais freqüentes é o glaucoma, que está entre as grandes causadoras da cegueira. É importante estar atento para esta doença, porque, se for diagnosticada cedo, é praticamente certa a manutenção da boa visão.

Saiba agora como proteger seus olhos:

• O glaucoma é uma doença perigosa e silenciosa. Não tem sintomas e em estágio avançado provoca a perda da visão. Na verdade, somente quando a doença já evoluiu bastante, a pessoa é capaz de perceber que está sofrendo com uma perda gradual de sua visão lateral.

• Quanto mais evoluída a doença, mais difícil o tratamento. É por isso que é necessário fazer exames de rotina para detectar o glaucoma o mais cedo possível.

• O glaucoma é uma doença que se manifesta quando há um aumento significativo da pressão intra-ocular (ou seja, um aumento da pressão de dentro do olho). Dentro do olho existe um líquido que banha e alimenta todas as estruturas do órgão. Ele é chamado de humor aquoso. Num olho saudável, a quantidade produzida desse líquido é proporcional à quantidade que é eliminada. Mas quando há dificuldade para eliminar o humor aquoso produzido, a pressão intra-ocular aumenta. Resultado: há uma compressão no nervo óptico - o que produz a perda da visão. Esse é o glaucoma!

• As pessoas mais propensas a desenvolverem o glaucoma são aquelas que têm mais de 40 anos, mas a doença pode surgir em todas as faixas etárias.

• O diagnóstico do glaucoma é bastante simples: basta uma visita periódica ao oftalmologista. Uma consulta anual é suficiente.

• Infelizmente, não existe cura para o glaucoma. O que se faz é controlar a evolução da doença e, assim, garantir a boa visão. O oftalmologista é quem decidirá qual o tratamento mais indicado para tratar de cada caso. Pode ser recomendado o tratamento com medicamentos ou com cirurgia (convencional ou a laser).

Cuide da saúde de seus olhos! Consulte anualmente um oftalmologista!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: