Varizes: saiba mais!

As varizes são veias dos membros inferiores que se dilatam e causam uma alteração no fluxo do sangue que deve fluir desde os pés até chegar ao coração. Ao invés do sangue ter um fluxo contínuo, devido à dilatação e insuficiência das válvulas que estão dentro das veias, ele encontra dificuldade em “subir” até o coração. Esta dificuldade motiva cada vez mais a dilatação das veias. Estas veias dilatadas (varizes) estão situadas logo abaixo da pele e algumas vezes podem tornar-se muito volumosas e dilatadas ocasionando sérias complicações. Saiba agora algumas dicas para quem enfrenta esse problema:

• Use meia elástica. Vista-a pela manhã, antes de levantar. Retire-a se sentir-se desconfortável.

• Evite longos períodos em pé ou sentado, sem movimentar-se.

• Faça longas caminhadas, rotineiramente, especialmente se vestindo a meia elástica.

• Sempre que possível erga as pernas acima do corpo várias vezes ao dia. Os joelhos completamente esticados ou dobrados causam dificuldade na circulação.

• Procure emagrecer e manter o peso ideal.

• Evite carregar peso.

• Evite o fumo, devido aos seus diversos efeitos colaterais.

• Mantenha pés e unhas limpas, pele hidratada, use calçados confortáveis, evite traumatizar as pernas.

• Procure observar inchaço no final do dia. Caso ocorra, procure o seu médico.

• Ao dormir, se não tiver gastrite e problemas de refluxo, eleve os pés da cama uns 15 centímetros.

• Em caso de vermelhidão, dor, inchaço, feridas, procure imediatamente o médico.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
12/11/2009 - 15h48m.
VARIZES vasos dilatados que provocam uma ardência na perna, até causando uma ULCERA VARICOSA! Mesmo com muito tratamento e até curativos quase sempre diários a ULCERA tem uma vermelhidão que poderíamos até chamar de (uma ferida). As veias se tornam altas e dependendo da circulação transformando-se numa TROMBOSE. Tudo que lemos sôbre orientações são corretissímas, porem nem sempre dão certo. O ou a ANGEOLOJISTA, dependendo do caso ele prefere operar e extirpar a Veia SAFENA, e assim curar a úlcera ou as. Gostaria de informar a todos que lerem ou comentarem sôbre o assunto, que eu sou um membro da familia que tem este problema, e tive Trombose, onde fiquei por 11 dias numa UTI e após 24 dias num leito de Hospital, com todo tratamento. Se me perguntarem? Você ficou bom? Eu responderia, sómente a Trombose se afastou mais a ULCERA continua abertinha, num tratamento que faço com uma mesma ANJEOLOJISTA precisamente à 12 anos. Ficarei bom? A ULCERA vai fechar? A minha resposta é: SÓ DEUS PODERÁ DIZER! Ando com um pé de sapato e um de chinelo à anos! A ardência é terrivel!