Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

• De quem é a voz da chamada a cobrar?

Quem gravou a mensagem foi a locutora Patrícia Godoy. Patrícia é atriz, já fez novelas e comerciais na TV, grava jingles e dublagem.

Essa chamada a cobrar automática existe no Brasil desde 1984. Antes, o usuário só podia fazer uma ligação a cobrar através deuma telefonista.


• De quem foi o RG de número 1?

Foi de Edgard Costa. O documento foi emitido em 1907. Edgard Costa recebeu o documento número UM porque era o presidente do gabinete de identificação e de estatística da polícia do Distrito Federal, que era o Rio de Janeiro, na época capital do Brasil.

Para quem não sabe RG significa Registro Geral.

No século 19 não existia um registro geral, muito pouca gente tinha algum documento no Brasil. Os registros eram feitos geralmente pela Igreja. Só em 1875 foram criados os primeiros cartórios. Casamentos, nascimentos e mortes só começaram a ser registrados em 1888.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
23/11/2009 - 08h47m.
Alexandre, você ontem fez a minha memória funcionar, eu sabia quem era a criatura que falava a mensagem da Oi, com referência a ligações a cobrar! Custei, mais a alguns anos passados eu ouví ou lí sôbre o assunto. Felizmente, estou velho mais não tanto, pois antes de você dar o resultado das perguntas MALUCAS, eu me lembrei da Patrícia Godóy, atriz, e uma pessôa elevada, já lhe ví algumas vezes no Rio de janeiro, ela é muito elevada. Jamais pensei em houvir o nome de uma pessôa que foi muito importante no meio artistico.

Com referência ao n° 01 da carteira de Identidade, acho ou tenho certeza que ninguem sabia mesmo foi muito dificíl, mais foram enteligentissimos e conseguiram Parabéns! O meu número da época era 348.217, veja a diferença. Bota amizade nisso! Você é GRANDE, meu prezado Alexandre!