Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

• O que significam as palavras Orkut, Twitter, Blog, Lan (de Lan House), Email, LapTop e Google?

Respostas:

Orkut é o nome de uma rede social pela Internet. É chamado assim porque é primeiro nome do engenheiro que criou o serviço, Orkut Buyukkokten.

Google é o maior portal de busca na Internet. O nome vem de “Googol", que é um termo matemático. Significa: um número 1 seguido de 100 zeros. O nome foi escolhido e adaptado, porque o objetivo do portal é organizar a imensa quantidade de informações disponíveis na Internet.

A palavra Blog foi escrita por acaso, por um internauta americano, em 1999. Ele estava escrevendo o termo web-log, que é um relatório de tudo o que acontece nos computadores de uma rede. Ele abreviou, tirou as duas primeiras letras, passou a escrever Blog e o nome pegou.

LAN significa Local Area Network. É uma rede local de computadores localizados em uma determinada área. Com House, que é casa em Inglês, podemos traduzir como “casa onde funciona uma rede de computadores”.

Laptop é um computador pequeno e portátil que você pode colocar no seu colo. O nome vem daí: top=em cima e lap=colo, em inglês.

E-Mail vem de Electronic Mail ou correio eletrônico.

Twitter: Em resumo o Twitter é um serviço de mensagens rápidas, curtas. Sobre a origem do nome... Cada um conta uma história. No início o nome do projeto era TWTTR. Dizem que um dos criadores abriu um dicionário para procurar outras palavras que começassem com “TW” e achou Tweety, que é aquele passarinho "Piu-Piu", o canário que é perseguido pelo Frajola nos desenhos animados. Também encontrou Twitter é o mesmo que “chilrear”, gorgear, trinar, que significa aquele barulho que os pássaros fazem. Pronto! Twittar é piar... Dar uma bicadinha na conversa, como uma conversa entre passarinhos... Cada um fala um pouquinho e a conversa vai longe. Tem gente que diz que o Twitter é uma árvore grande, cheia de passarinhos piando (e um dos ícones do Twitter é um passarinho azul).
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

CESAR B. FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
08/11/2009 - 22h40m.
Alexandre! Mais uma aula aprendemos hoje. Das perguntas (malucas) MALUCAS, PORQUE? Foi uma aula de aprendizado. Apenas sabia o que era o Laptop e o E-Mail, os demais jamais pensaria em saber, ou que houvesse alguem que nos ensinasse e você fez com grande habilidade!

Uilson C Costa disse...

Agradeço por você ter passado informações a respeito do significado destas palavras,as quais eu pouco conhecia.Valeu mesmo.