Como evitar o suor:

Dicas sobre como controlar a transpiração e evitar que o suor provoque sensações desagradáveis:

Primeiro é importante entender que a transpiração é uma defesa do organismo que age como um termostato: se a temperatura corporal sobe para igualar-se ao calor ambiental, o corpo expele suor e baixa o próprio termômetro.

O maior incômodo da transpiração, sem dúvida, é o mau cheiro. O odor desagradável é causado pelas bactérias que existem nas axilas e se alimentam degradando o suor. O problema pode ocorrer também nas mãos e pés. Vamos às dicas.

Para não se sentir sufocado(a), use roupas de fibras naturais, como os tecidos de algodão, que facilitam a evaporação do suor.

Decotes e cores claras são outras opções para conter o calor.

Se a sensação de desconforto aumentar, tente um "banho portátil", jogando água em spray sobre o rosto.

Os desodorantes são indispensáveis para evitar o mau cheiro. Mas eles podem provocar alergias e, se você tiver problemas, procure um dermatologista.

Qualquer que seja o desodorante escolhido, não o reaplique antes de lavar bem as axilas para que o mau cheiro não misture-se com a nova fragrância.

No calor, use mais sandálias e evite calçar o mesmo par de sapatos por dias consecutivos. Caso você vá usar meias, prefira as de algodão, porque elas permitem a evaporação do suor.

Para desodorizar e absorver a umidade durante o dia, aplique talco após o banho, nos pés bem secos, espalhando o produto na planta e entre os dedos.

Se você tem problemas por causa do excesso de suor, procure um dermatologista e peça orientação.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
25/11/2009 - 14h30m.
SUOR! TRANSPIRAÇÃO, estamos finalizando a primavera e entrando no verão onde o calor se torna mais elevado e transpiramos muito mais do que nas outras estações: Porem, sentimos que jamais devemos deixar de usar o desdorante, principalmente após o banho ou os banhos. As vezes não temos tempo de tomar um banho durante o dia e lemos hoje no Blog do Alexandre uma aula de dermatologia. Jamais deveremos colocar desodorante sem antes lavar as axilas, secando bem e aí sim aplicando novamente, evitando que fiquemos com um mau cheiro (SUOR E DESODORANTE). Outra dica, que eu já faço de muitos anos, não usar o mesmo sapato diariamente e como também usar MEIAS DE ALGODÃO, elas evitam um pouco mais o suor.

Normalmente o suor é um fator preveniente do CALOR, mais se tivermos com mais intensidade deveremos procurar um DERMATOLOGISTA, para que ele nos oriente!
Alexandre, você é maravilhoso!