Ary Barroso: homenagem!


Desde 2006 o Dia do Radialista é comemorado em 7 de Novembro. A decisão foi oficializada pela Lei nº 11.327. A data escolhida é a de nascimento de Ary Barroso. Justa homenagem a um dos mais importantes radialistas que este país já teve e uma honra para todos nós, atuais profissionais do rádio.
O nome completo era Ary Evangelista Barroso. Nasceu em Ubá, Minas Gerais, no ano de 1903. Formado em direito, na turma de 1929, Ary optou pela música e pelo rádio. Começou como pianista na Rádio Phillips, em 1932, mas logo seu talento despontou com toda força e em todas as áreas. Foi locutor esportivo, humorista e animador de auditório. "Calouros em desfile", na Rádio Cruzeiro do Sul, foi um de seus programas mais famosos e lançou muitos cantores e cantoras ao sucesso. O sucesso foi tanto que, em 1938, Ary foi contratado pela Rádio Tupi. Chegou a ser eleito vereador do Rio de Janeiro, em 46. O segundo mais votado naquele pleito. A paixão pelo futebol também o levou a ser dirigente do Clube de Regatas Flamengo, onde ocupou o cargo de vice-presidente recreativo e culural do clube, em 1960. Ary morreu, em 1964, na cidade do Rio de Janeiro.
No Rádio, Ary fez de tudo... vamos recordar a final da Copa do Mundo de futebol de 1938.

Ouça a narração de um gol da partida final, na voz de Ary Barroso. Repare no som da famosa gaita, que virou na época sinônimo de gol:



Ouça agora um trecho do programa "Calouros em desfile", apresentado por Ary Barroso:



Quando foi proibido de entrar em São Januário, sede do Vasco da Gama, Ary transmitiu a partida do telhado de um galinheiro, ao lado do campo.


Essas e outras histórias maravilhosas fazem parte da história do rádio e da música brasileiros... fazem parte da história de Ary Barroso. Você pode saber mais visitando o site: Site Especial Ary Barroso

Agora, viaje no tempo e lembre ARY BARROSO!
Esta reportagem foi ao ar na GloboNews, no programa Arquivo N. Está disponível no Youtube e vale a pena conferir.

Aí está o talento de AryBarroso!

Parte 1:


Parte 2:


E para terminar... um grande momento: Aquarela do Brasil, num retrato de Walt Disney:
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Anônimo disse...

Assisti o video do Desenho "Aquarela do Brasil"...nossa em só oito minutos este desenho representa bem a alma do Brasil. Gostei!
Um abraço
Valeria, de Itália