Você sabe o que é joanete?

O joanete é uma saliência óssea do dedão ou dedinho dos pés causada por um desvio lateral e um ângulo agudo da articulação desses dedos. Essa saliência costuma provocar constante pressão sobre a articulação dos demais dedos, que por causa disso, acabam também ficando curvos e salientes. Quando o desvio é pequeno o joanete não costuma doer, mas quando é muito acentuado, o defeito pode se tornar dolorido a ponto de tornar impossível o uso de sapatos comuns. Só quem tem sabe o quanto dói…

Previna-se:

• Evite usar sapatos de bico fino ou de salto muito alto.
• Use calçados adequados ao seu pé e que sejam suficientemente folgados. Sempre que possível, ande de chinelos.
• Ginástica para os pés quando a deformidade ainda é pequena fortalece músculos e tendões e contribui para conter o agravamento do joanete. Contraia os dedos para frente, como se fosse pegar um objeto. Apóie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto com a perna.
• Se o joanete for muito incômodo e dolorido, procure um ortopedista.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
29/10/2009 - 17h46m.
Eu, tenho um juanete, sôbre o dedão no pé direito, me doeu muito no incío, procurei um Especialista e ele me falou que o meu não iria aumentar muito, porem que eu deveria usar um sapato especial. Foi o que fiz, e hoje só uso um tipo de sapato, cuja Fábrica é em Porto Alegre, e depois, nunca mais tive problemas sérios. As vezes doi, mais é suportavel. Não precisei fazer cirurgia! Mais que ele é desagradavel é!

Anônimo disse...

Eu tenho um acho que esporão que incomoda e fica no ossso do calcanhar. Será que ainda vou continuar batendo minha bolinha?
Jânio
Arapiraca