Pergunta Maluca!

Já que hoje é dia de São Francisco, vamos falar no rio brasileiro que foi batizado justamente com o nome do santo protetor dos animais e do meio ambiente. O Rio São Francisco é o maior rio inteiramente brasileiro (ele nasce e morre dentro do país). Isso tudo aprendi numa aula de geografia há muito tempo atrás. Mas eu não me lembro de uma coisa...

• Quem deu o nome de São Francisco para este rio tão brasileiro? Quando isso aconteceu? É verdade que ele tem um apelido?

R. Foi o explorador italiano Américo Vespúcio quem batizou o rio com o nome de São Francisco. Ele estava desbravando o interior do Brasil, em 1501, quando se deparou com um belo rio cristalino. Como era dia 4 de outubro, decidiu batizar o rio com o nome de São Francisco.

O apelido mais conhecido é “Velho Chico”, mas o Rio é também conhecido como “Rio da Integração Nacional”, justamente porque é o maior rio inteiramente brasileiro (que nasce e morre dentro do país). São 2.700 KM de extensão, cortando 504 municípios em cinco Estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

E agora uma pegadinha...

• Ao entrar numa sala ela viu doze pés calçados. Se apenas as mulheres usavam sandálias, e, incluindo ela, pode contar seis pés com sandálias, quantas mulheres estavam na sala?

R. Se ela ao entrar viu doze pés calçados, eram 6 pessoas.
Se apenas as mulheres usavam sandálias, e, incluindo ela, eram seis pés com sandálias... Estavam na sala TRÊS mulheres!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
04/10/2009 - 15h01m.
RIO SÃO FRANCISCO, o RIO que nasce e termina dentro do nosso País! O meu amigo e grande Comunicador, disse que não faz muito tempo que ele estudou sõbre o mesmo na Geografia. Acredito ser num *ATLAS*, só que aprendí no meu primário, precisamente a 68 anos passados. Só não sabia que o italiano Américo Vespucio que deu o nome ao (VELHO CHICO)! Sempre com o Alexandre se aprende alguma coisa de importante. Viva o seu Blog e a sua elogiavel competência!

Anônimo disse...

Caro Alexandre, parabéns pelo BLOG! Saiba que estou sempre fazendo uma visita e aconselhando um monte de gente a fazer o mesmo. Abraços!

Rafael Mortagua, seu aluno e admirador.