Dia das crianças! Quais crianças????

Dizes que sou o futuro
Não me desampares no presente
Dizes que sou a esperança da paz
Não me induzas à guerra
Dizes que sou a promessa do bem
Não me confies ao mal
Dizes que sou a luz dos teus olhos
Não me abandones às trevas
Não espero somente o teu pão
Dá-me luz e entendimento
Não desejo tão só a festa de teu carinho
Suplico-te amor com que me eduques
Não te rogo apenas brinquedos
Peço-te bons exemplos e boas palavras
Não sou simples ornamento de teu caminho
Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus
Ensina-me o trabalho e a humildade
o devotamento e o perdão
Compadece-te de mim e orienta-me
para o que seja bom e justo
Corrige-me enquanto é tempo
ainda que eu sofra
Ajuda-me hoje para que amanhã
eu não te faça chorar.

***

Vamos pensar em todas as crianças, não só aquelas que conhecemos, as da nossa família, os filhos de nossos amigos e conhecidos, mas também naquelas que estão por aí, espalhadas pelas calçadas e nos sinais de trânsito, mendigando atenção e carinho, como num grito silencioso: "Por favor, me salve!". O Zeca Pagodinho fez uma música que fala justamente disso. Veja a letra:

Me dê a mão
Eu preciso de você
Seu coração
Sei que pode entender
E o calçadão é meu lar, meu precipício
Mesmo sendo sacrifício
Faça alguma coisa pra me socorrer
Eu não quero ser
Manchete em jornal,
Ibope na TV
Se eu ficar por aqui
O que vou conseguir
Mais tarde será um mal pra você
Não ser um escravo do vício
Um ofício do mal
Nem ser um profissional
Na arte de furtar
Quero estudar, me formar
Ter um lar pra viver
E apagar esta á impressão
Que em mim você vê

Vamos ouvir agora esta canção, na voz do próprio autor.
Com vocês: Zeca Pagodinho!



E agora, assista também ao importante retrato que Marcelo Mim fez do problema, através de suas fotos. Chama-se Meninos da República e está disponível no Youtube:
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: