Como tornar as massas deliciosas:

  • Quando for preparar uma massa fresca , faça primeiro o molho, já que a massa cozinha rapidamente. Não acrescente óleo à água de cozimento, porque ele adere à massa e repele o molho.
  • O tempo de cozimento depende da grossura da massa, e você deve verificar o ponto provando. A expressão ''al dente'' significa a pequena resistência da massa que se sente com os dentes, quando ela está cozida, macia mas firme.
  • Toda massa, fresca ou seca, deve ser cozida numa panela grande, de preferência num caldeirão, com bastante água, para que não grude. O cálculo é: 1 litro de água para 100 gramas de massa. Coloque a massa quando a água estiver fervendo, mexa e tampe a panela. Quando ferver novamente, destampe e mexa mais algumas vezes.
  • O sal deve ser colocado quando a água estiver fervendo. Você deve mistura-lo com uma colher de pau ou de plástico (a de metal subtrai o calor da água, interrompendo a ebulição).
  • É aconselhável colocar de 5 a 10 gramas - 1 a 2 colheres (das de chá) - de sal para cada litro de água. A menor quantidade, quando a pasta for acompanhada de um molho muito temperado, e um pouco mais, quando o molho for mais suave.
  • O fogo deve ser alto no início do cozimento. Depois que a água estiver fervendo, abaixe um pouco a chama e continue a cozinhar em fogo médio, sem tampar.
  • Quando preparar uma massa fresca e quiser congelar, deixe a massa secar bem, em um lugar arejado, para que não crie mofo. O tempo de secagem depende da umidade do ar e do calor do ambiente.
  • Para saber se uma massa é de boa qualidade, basta colocar um pouco da água do cozimento num copo e observar a transparência: quanto mais límpida for a água, melhor é a massa.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
28/10/2009 - 08h44m.
Nós que pertencemos a uma familía italiana, gostamos demais de MASSA. Como foi bom, têrmos aprendido essas dicas de como fazer o molho e como cozinhar a respectiva. Foi muito bom aprender, nada melhor do que comermos uma bôa MASSA!

Vale disse...

Eu aqui na Itália como a massa todos os dias, mas não fico jamais cansada de comer um bom prato de massa...e esta receita é otima! Agora sei também como verificar a qualidade da massa!! :)
Valeria