Jornal Nacional comemora aniversário!

Em Primeiro de Setembro de 1969 entrou no ar o Jornal Nacional, primeiro telejornal a ser transmitido em rede nacional de televisão.

Os primeiros apresentadores eram Hilton Gomes e Cid Moreira. “O Jornal Nacional da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o Brasil”, foi assim que o apresentador Hilton Gomes abriu, às 19h45, a primeira edição do Jornal Nacional. Em seguida, a voz de Cid Moreira anunciou: “Dentro de instantes, para vocês, a grande escalada nacional de notícias”.

Veja a vinheta de abertura do programa em 1969:



A manchete do primeiro dia informou que o presidente Costa e Silva estava se recuperando de uma crise circulatória e que o governo da nação estava entregue a uma junta militar.

Em 1972 a abertura ganhou cor:



Você pode pesquisar sobre a história do Jornal Nacional acessando a página Memória da Rede Globo - Jornal Nacional

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
01/09/2009 - 08h17m.
Precisamente 40 anos! 01/09/1969, 19h45m. EDIÇÃO DO REPORTER ESSO, foi um JORNAL que marcou sua presença no nossos lares com todas as noticías do MUNDO! Hoje porém em outro horário, continuamos ouvindo o noticíario da GLOBO, com a Fátima Bernardes Willian Bonner! Ontem assistimos com Fátima num novo visual (bem mais jóvem) com os cabelos lindo e uma blusa bem diferente. Queremos continuar ainda por muitos anos as noticias do HOJE *JORNAL NACIONAL*!

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
01/09/2009 - 08h24m.
Ao enviarmos o nosso comentário para o BLOG do grande Alexandre Ferreira, nos enganamos ao mencionar REPORTER ESSO, (motivo pois nesta última semana escrevemos sôbre ele). Porém hoje escrevemos sôbre o JORNAL NACIONAL que a GLOBO nos transmite diariamente após as 20,00 horas. Nos desculpem, porém ambos foram bons e hoje o que assistimos é o que queremos assistir diariamente.
Desculpem!