Acne: mitos e verdades!

• Chocolate e outros alimentos provocam espinhas? - Não existe comprovação científica, mas é recomendado que cada caso seja analisado isoladamente.

• Acne é contagiosa? - Embora seja uma infecção, a acne não é contagiosa.

• Menstruação causa acne? - Sim, pode haver o surgimento de espinhas nesta fase pela influência dos hormônios.

• O Sol piora ou melhora a acne? - Apesar de ter efeito cicatrizante, o sol pode aumentar a produção de sebo e causar câncer de pele.

Os tratamentos devem ser direcionados de acordo com o grau de acne de cada pessoa. O dermatologista deve acompanhar o tratamento para verificar se os efeitos estão sendo satisfatórios. Eles podem ser desde o uso de sabonetes especiais até o uso de medicamentos. Quem vai determinar isso é o seu dermatologista.

Vale lembrar que 85% da população mundial têm acne na puberdade, 3% dos homens acima de 25 anos têm acne e 12% das mulheres acima de 25 anos têm acne.

Uma outra recomendação é: Se você estiver fazendo tratamento com produtos antiacne, proteja-se do sol. Não use fórmulas caseiras ou cosméticos inadequados. Isso pode atrapalhar o tratamento e até causar lesões na pele.

E lembre-se: nem sempre o tratamento do seu amigo é adequado a você. Cada caso deve ser analisado e orientado individualmente.

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: