59 anos de TV no Brasil!

Há 59 anos a TV chegava ao Brasil. Uma revolução nas comunicações, fruto do empenho de Assis Chateaubriand e muitos outros pioneiros da nossa TV. A TV Tupi de São Paulo entrou no ar em 18 de setembro de 1950. O próprio Chateaubriand presidiu a cerimômia de inauguração da TV. Participaram Frei José Mojica, cantando a "A canção da TV", a atriz Lolita Rodrigues, um balé de Lia Marques e a poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha do equipamento. Quem anunciou o prefixo da nova emissora (PRF-3), a primeira do Brasil, foi a atriz Yara Lins. Cinco aparelhos de televisão estavam instalados no saguão da sede dos Diários Associados, em São Paulo, para que todos pudessem acompanhar a novidade. Também foram instalados aparelhos na Praça da República, no Jockey Clube e em outros locais públicos. Varias emissoras de rádio transmitiram ao vivo o acontecimento. Um dos poucos registros da cerimônia histórica você vai assistir agora. Não se sabe quem fez o filme, em 16mm, mas dá para ter uma idéia de como foi o primeiro dia da TV brasileira.



Algumas curiosidades sobre aquele dia...
  • Logo após o discurso de Assis Chateaubriand, entrou no ar o primeiro programa da TV Brasileira, "TV na Taba". Um programa de variedades apresentado por: Homero Silva, e com participações de: Lima Duarte, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Mazaroppi e Ivon Cury, entre outros.
  • No dia seguinte a inauguração, foi ao ar pela TV Tupi, o primeiro telejornal da TV Brasileira. "Imagens do Dia", com apresentação de Rui Rezende.
  • Os primeiros anunciantes da TV Brasileira, foram: Sul América seguros, Antarctica e Moinho Santista.
  • A importação dos equipamentos da RCA custou 16 milhões de cruzeiros. Foram comprados também 300 aparelhos televisores para serem vendidos nas lojas Cássio Muniz.


Muito se fala num defeito em uma das três câmeras, justamente poucos minutos antes da estréia. Conta-se que durante a solenidade de inauguração, Assis Chateaubriand, entusiasmado, quebrou uma garrafa de champagne na câmera e ela pifou. Outros afirmam que o defeito teria sido causado pela água benta que D. Paulo Rolim Lourenço usou para benzer as câmeras. A água teria molhado e danificado uma válvula. O defeito não foi reparado a tempo e o show de inauguração aconteceu mesmo com duas câmeras.

E este foi o discurso de Assis Chateaubriand na solenidade de inauguração da TV Tupi:

"O empreendimento da televisão no Brasil, em primeiro lugar, devemo-lo a quatro organizações que, logo, desde 1946, se uniram aos Rádios e Diários Associados para estudá-lo e possibilitá-lo neste país. Foram a Companhia Antarctica Paulista, a Sul América de Seguros de Vida e suas subsidiárias, o Moinho Santista e a Organização Francisco Pignatari. Não pensem que lhes impusemos pesados ônus, dado o volume da força publicitária que detemos.

Este transmissor foi erguido, pois, com a prata da casa; isto é, com os recursos de publicidade que levantamos sobre a prata Wolff e outras não menos macias pratas da casa: a Sul América, que é o que pode haver de bem brasileiro; as lãs Sams, do Moinho Santista, arrancadas ao coro das ovelhas do Rio Grande e, mais que tudo isso, ao Guaraná Champagne da Antarctica, que á a bebida dos nossos selvagens, o cauim dos bugres do Pantanal mato-grossense e de trechos do vale amazônico.

Atentai bem e vereis como é mais fácil do que se pensa alcançar uma televisão: com prata Wolff, lãs Sams, bem quentinhas, Guaraná Champagne, borbulhante de bugre e tudo isto bem amarrado e seguro na Sul América, faz-se um bouquet de aço e pendura-se no alto da torre do Banco do Estado um sinal da mais subversiva máquina de influir na opinião pública – uma máquina que dá asas à fantasia mais caprichosa e poderá juntar os grupos humanos mais afastados."

***

Outro momento histórico da TV no Brasil também foi vivido pela TV Tupi: a chegada da televisão em cores! Veja um vídeo da chegada dos equipamentos no porto de Santos, em 1972:



E agora... para completar esse especial sobre a TV Tupi, um trecho do programa MAIS COR EM SUA VIDA, que inaugurou oficialmente as transmissões em cores da TV Tupi, em 31 de março de 1972. A apresentação é de Walter Foster e Cidinha Campos. Participaram vários astros da MPB



Essa fita foi encontrada casualmente durante os trabalhos de recuperação do acervo da TV Tupi.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
19/09/2009 - 07h48m.
Hoje, ou agora ao abrir o nosso computador encontramos no seu Blog os 59 anos da TV BRASILEIRA. Que noticía maravilhosa. RECORDAR É VIVER! Usavamos apenas o Radio, quando ouviamos falar em TV. O que era TV?Ninguem sabia, assistir um Programa direto com artistas dentro de nossas casas, que coisa impossível, mas a tecnologia evoluia. Porém como comprar uma TV era carissíma. Porém chegou o dia da inauguração da TV no Brasil. Era a TV TUPI de São Paulo. Falavámos no nome de ASSIS CHATEAUBRIAND, quem era este homem? Nunca tinhámos ouvido falar, mas era o homem da TV e da TV TUPI e de São Paulo. No dia 18 de setembro de 1950, era inaugurada a mesma. Assis, fez tudo para que tivessemos uma grande EMISSORA DE TV no Brasil. Houve a inauguração? Quem foi convidado para abertura, hoje ninguem se lembra mais FREI JOSÉ MOJICA, aquele inesquecivel homem, Frei e cantor. Lembramos também de Lolita Rodrigues e outros. Como foi maravilhoso. Mas tarde, me encontrei com Assis no Aereoporto Santos Dumont e ele conversava com amigo meu e nos tornamos conhecidos. Até hoje me lembro daquele dia. E hoje após 59 anos temos vários canais de TV em todos os Estados e é tão comum assistirmos. Graças ao bom DEUS por ter nos ajudado a ter hoje as nossas telinhas como também a ASSIS CHATEAUBRIAND que lá do CÉU está assistindo a nossa alegria. Temos também certeza que o grande FREI JOSÉ MOJICA, esteve ontem celebrando lá em cima uma Missa em AçÃO DE GRAÇAS pelos 59 anos da TV BRASILEIRA!