Vicente Celestino: "A Voz Orgulho do Brasil"!

Em 23 de Agosto de 1968 o Brasil perdia Vicente Celestino. Filho de família humilde, nascido no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, trabalhou desde os 8 anos como sapateiro, vendedor de peixe e jornaleiro. Costumava cantar para os conhecidos, em festas e serenatas. Logo seguiu carreira profissional. Sua estréia foi cantando a valsa Flor do Mal no Teatro São José. O primeiro disco, em 1916, pela gravadora Odeon, vendeu milhares de cópias. Em pouco tempo, já era um ídolo. Em sua carreira gravou cerca de 137 discos em 78 rotações, 10 compactos e 31 LPs. Vicente Celestino tocava violão e piano. Duas de suas mais famosas canções se transformaram em sucesso no cinema: O Ébrio (de 1946) e Coração Materno (de 1951). Nos dois filmes, Vicente foi dirigido por sua mulher Gilda Abreu.

Vamos recordar este momento, assistindo a cena de “O Ébrio”:



Se você é fã de Vicente Celestino, não deixe de visitar o museu dedicado ao artista. Inaugurado em 1999, na cidade de Conservatória, o museu reúne um acervo que inclui móveis que pertenceram ao casal Vicente e Gilda, roupas de casamento, roupas usadas no filme "Ébrio", além de violão, rádio, troféus e outros objetos que pertenceram ao cantor. O endereço é: Rua Osvaldo Fonseca, 63 - Centro – Conservatória – RJ. Tel.: (24) 2438-1134.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
25/08/2009 - 16h01m.
Hoje Alexandre ao abrir seu blogger, encontramos o nome VICENTE CELESTINO, e nenhum comentário nele. Perguntamos: Será que os brasileiros esqueceram aquela vóz de Vicente, teríamos muito e muito a escrever sôbre ele, era um cantor na época que todos queriam ouvir(na época era apenas RADIO), a apresentação de Vicente celestinos e suas grandes, grandes músicas. Não poderíamos esquecer do ÉBRIO, e sua esposa Gilda, que vozes ambos tinham, hoje o radio, a televisão e os demais meios de comunicação esqueceram de grandes nomes do RADIO. Jamais poderemos esquecer. Vicente Celestino, carioca, foi um NOME inesquecível! VIVA VICENTE CELESTINO e não esquecemos de sua esposa GILDA DE ABREU!