Pra quem adora macarrão!

Por ter um preparo que não exige muita habilidade e geralmente agradar a todos, o macarrão costuma ser a salvação para cozinheiros iniciantes. Seguindo algumas regras você pode deixar a massa mais gostosa.

Calcule sempre uma proporção de oito litros de água para cada quilo de macarrão.

Na hora do preparo, primeiro coloque a água para ferver na panela. Quando ela estiver em ponto de fervura, derrame um filete de óleo e vá adicionando a massa aos poucos.

É importante mexer o macarrão com um garfo para que ele não grude. Esse movimento precisa ser feito com cuidado para não despedaçar a massa.

Deixe a panela semi-aberta para uma parte do vapor sair.

Só comece a temperar com sal quando o macarrão estiver num estado chamado de ´al dente´. Essa denominação significa que a massa oferece uma pequena resistência para partir (como se fosse necessário usar o dente para cortá-la).

Após adicionar o sal, escorra a massa em um escorredor próprio. Muita gente lava o macarrão nessa hora, mas é incorreto lavar qualquer massa.

Por fim, você pode misturar a massa diretamente com o molho, cobrir o macarrão com o molho ou simplesmente deixá-los separados para que cada pessoa utilize a quantidade de molho desejada no prato.

E na hora de fazer o molho de tomate, se você errar a mão e colocar muita água, provavelmente o molho vai ficar ralo. Para tentar reverter a situação, muita gente adiciona farinha de trigo, na tentativa de dar mais consistência ao molho. Só que o mais indicado é colocar maizena, por ser mais fina e não alterar tanto o sabor.

Ralar o queijo parmesão é a tarefa mais simples. Mas, na hora de limpar o ralador é uma dificuldade, porque o queijo sempre fica grudado. Para isso não acontecer, aprenda esse truque: Antes de começar a usar o ralador dê uma pincelada nele com algumas gotas de óleo comum de cozinha. Dessa forma, o queijo não vai aderir à superfície do ralador e isso vai facilitar a limpeza depois.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Vale disse...

Parabéns pra receita. Sò um conselho: nos italianos nao derramamos òleo em ponto de fervura, mas um punho de sal e um minuto depois adicionamos a massa. derramamos um puco de òleo depois de cozedura, antes de servir nos pratos.
Valeria Melis (Calhari- Sardenha- ITA)

Vale disse...

Esquecei uma coisa: nao è preciso adicionar o sal tambèm quando a massa està "al dente" ou depois de cozedura!