Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

  • Porque Agosto tem este nome e, da mesma forma que Julho, tem 31 dias?

R. Em latim é Augustus, o oitavo mês do calendário gregoriano. Ele recebeu este nome em homenagem ao imperador César Augusto. Augusto não queria ficar em desvantagem a Júlio César, que batizou o mês anterior (Julho) e exigiu que o “seu” mês também tivesse 31 dias.

  • Onde nasceu a caipirinha?

R. A caipirinha nasceu no interior de São Paulo e espalhou-se pelo Brasil a partir de 1950. A bebida teria sido inventada por trabalhadores rurais do noroeste do estado de São Paulo, uma região tradicionalmente produtora de limão. Cidades como Matão, Taquaritinga, Monte Alto, Joboticabal e Pirangi, todas em São Paulo, reivindicam a "autoria" do drinque.

  • Estão duas ovelhas no campo. Uma delas olha na direção do Norte, a outra na direção do Sul. No entanto, qualquer delas pode ver perfeitamente a outra. Como é isso possível?

R. Estão de frente uma para a outra.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
03/08/2009 - 10h34m.
Nunca havia visto ou lido sôbre a origem dos meses de JULHO e AGOSTO. Aprendí ontem no seu blogger. Como é bom nós partissiparmos deste seu grande Programa.
Sôbre a caipirinha, eu já sabia.

E as ovelhas aprendí ontem. Muito interessante. Alexandre, como tenho escrito sempre, que bom se o seu Programa fosse em outro horário, de segunda a sábado, pois aos domingos o assistimos na íntegra. PARABÉNS!

Unknown disse...

Adorei saber a origem do mês mais lindo do ano -- agosto -- o nosso mês.Eu começo o mês,nasci no dia 1º
e você fará aniversário no dia da sorte 13 de agosto. Alexandre vc está mto sapiente, como vc foi descobrir isto.... adorei.
Heloisa