Ovos: Saiba tudo sobre eles!

As proteínas fornecidas pelo ovo, como outras de origem animal, contêm todos os aminoácidos essenciais. O ovo também fornece uma grande variedade de vitaminas e minerais. É ainda uma excelente fonte de vitamina B12, essencial para o funcionamento correto dos nervos.

Apesar das preocupações sobre o alto teor de colesterol e a possibilidade de contaminação por Salmonella, o ovo ainda é uma fonte de alimentação popular e econômica. O cozimento completo elimina qualquer tipo de contaminação por bactérias, sem alterar o valor nutricional.

Para controlar o nível de colesterol no sangue, alguns cardiologistas recomendam que o consumo de um adulto não exceda quatro gemas de ovos por semana, incluindo as gemas presentes em produtos industrializados. Um ovo contém cerca de 70 calorias, 6 gramas de proteína, 5 gramas de gordura (da qual menos de 2 gramas é saturada) e cerca de 210mg de colesterol.

Os adultos devem limitar o consumo de colesterol a 300 mg por dia. Portanto, mesmo que o consumo de ovos seja limitado em quatro gemas por semana, outros produtos de origem animal devem ser consumidos com moderação para que o consumo de colesterol médio semanal não ultrapasse o limite.

Apenas as gemas dos ovos contêm colesterol, não havendo nenhuma restrição às claras. Na verdade, elas podem ser utilizadas para substituir os ovos inteiros ou as gemas em muitas receitas, sem modificar o sabor e a textura. Você pode, por exemplo, substituir um ovo inteiro por duas claras.

Comprando e armazenando ovos...

Rachaduras: mova um a um na caixa para ver se não há rachaduras.

Mantenha o frescor: Armazene-os numa caixa e leve-os à geladeira para que não percam a umidade e não absorvam odores de outros alimentos.
Armazene corretamente os ovos com o lado pontudo para baixo, para centralizar a gema e mentê-los frescos.

A maneira correta de cozinhar ovos é deixá-los ferver pelo menos 7 minutos, escaldar por 5 minutos ou fritar por 3 minutos cada lado. Tanto a gema quanto a clara devem estar firmes. Omeletes e ovos mexidos devem ser cozidos até que estejam firmes, sem escorrer.

Não se deve comer ovos crus ou pratos que os contenham. Eles são mais vulneráveis aos riscos da salmonela. E ovo estragado é perigo na certa. O primeiro cuidado que devemos tomar é sempre checar a data de validade. Mas, para ter certeza de sua qualidade, faça o seguinte teste:

Coloque o ovo dentro de um copo com água. Quanto mais velho, mais leve é o ovo. O ovo fresco é pesado devido ao maior volume de água e portando deverá ficar no fundo do copo. Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande fazendo o ovo boiar na água, com a ponta voltada para baixo. Se o ovo estiver muito velho, ou estragado, ele irá boiar na superfície da água e portanto não se atreva a usar este ovo! A bactéria salmonela pode entrar nos ovos através de rachaduras na casca, portanto só compre ovos limpos e perfeitos. E sempre lave as mãos antes e depois de pegar na casca dos ovos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
25/08/2009 - 09h36m.
Desde criança, ouço dizer o bem que faz os ovos! Lembro-me, que quando me resfriava, tomava uma gemada que era batida manualmente, até ficar branquinha e alí se colocava leite fervendo era maravilhoso o seu efeito, além de comer os mesmos estrelados e de outras formas, hoje vejo que quasi todos os pratos, doces e etc., levam ovos, tenho certeza que os mesmos fazem muito bem! Com algumas restrições, como um colesterol alto, mais este é um só item os demais é que precisamos para manter um organismo forte.

Patrícia Campos disse...

Alexandre, valeu pela matéria e dicas saudáveis para cuidar desse alimento tão rico em proteína e que eu adooooro!!

Abraços

Patrícia