Estresse e ansiedade: saiba mais:


Estresse, transtornos de ansiedade e depressão
, são alterações do organismo intimamente correlacionadas e bastante freqüentes na população em geral, atingindo todas as faixas etárias. São comuns em cerca de 1/3 de todos os pacientes que procuram atendimento médico e que apresentam queixas relacionadas a estes distúrbios.

O estresse é a adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadora para sua vida e equilíbrio interno. O organismo, na busca de adaptar-se ás agressões, reage com o aumento dos batimentos cardíacos, alteração da pressão arterial, suor, tensão muscular, irritabilidade, fadiga, insônia, etc.

Apesar de ser comum associar o estresse a eventos de conotação negativa, é importante informar que o estresse também pode ser relacionado a situações prazerosas e com retorno agradável. É isso mesmo! Nem sempre a origem do estresse é um acontecimento ruim. Por exemplo: uma nova paixão, um emprego desejado também provocam alterações no equilíbrio interno do organismo, portanto geram estresse.

Cada pessoa responde aos estímulos de maneira diferente, o que pode ser fator de estresse para muitos pode não ter a mesma importância para você. E a identificação dos fatores que provocam estresse e sua real intensidade facilita sua compreensão e seu controle. A melhor forma de combater o estresse é buscar possibilidades e estratégias capazes de manter o domínio da situação, caso contrário o estresse aumenta.

Agora vamos saber o que é ansiedade:

Os transtornos de ansiedade podem ser representados por um sentimento vago da iminência de um acontecimento ameaçador que o indivíduo não sabe identificar.

A ansiedade pode ser uma resposta ao estresse em que o agente estressor pode ser inconsciente. Pode ser entendida como um estado de nervosismo sem causa.

A ansiedade pode se apresentar na forma de uma idéia ou sensação de que ocorrerão pânico ou humilhação em algum momento, ou como um medo irracional de algum objeto ou situação que possa desencadear o medo, como por exemplo: falar em público.

Não se deixe levar pelo estresse e pela ansiedade. Procure a sua felicidade! Cuide cdo corpo e da mente, procure um médico se necessário. Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Unknown disse...

É uma das doenças mais terríveis para o ser humano, eu já passei por isto e estou tentando sair fora desta terrível infermidade queassola a humanidade neste século, eu peço a deus que ninguem passem or estes momento terrível nunca, é horrível.