Dia dos pais - história!

O Dia dos Pais, ao contrário do que muitos pensam, não foi estabelecido para fins comerciais. A história da origem da comemoração da data é a seguinte:

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, John Bruce Dodd. Ela queria um dia especial para homenagear o pai, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington. Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do seu pai.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton e pediu, também, auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade. O interesse pela data difundiu-se para todo o estado e tornou-se uma festa nacional.

Em 1972 a data foi oficializada pelo então presidente Richard Nixon. Desde então, nos Estados Unidos, a data passou a ser comemorada no terceiro domingo de junho.

O primeiro Dia dos Pais foi festejado em 19 de junho de 1910. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. Os pais vivos eram homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas.

No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953. A comemoração foi importada dos Estados Unidos pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães. Pelo menos é o que mostra a tradição norte-americana. Em ambas as datas, a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

***

Dia dos pais, pelo mundo!

Pelo menos onze países comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Na África do Sul a comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Na Alemanha não existe um dia oficial. Os papais alemães comemoram na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piqueniques.

Na Argentina a data é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e muito presentes.

Na Austrália a data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.

No Canadá o dia dos pais é comemorado em 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.

Na Grécia essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. A data é festejada no dia 21 de junho.

Na Inglaterra o dia é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes dos filhos.

No Peru o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles. É comercialmente interessante.

Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "Dia do Defensor da Pátria".
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

CESAR BUTTURINI FRAMBACH disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
09/08/2009 08h06m.
Hoje no Brasil, comemoramos o Dia dos PAIS. Somos felizes, pois todos temos ou tivemos um PAI. Pai que as vezes se sacrificou tanto por um filho ou por tantos filhos. É com amor que dizemos VIVA OS PAIS, daqui, dalá ou daco-lá. Não nos interessa saber os outros Países em que data comemoram, mas dizemos: também comemoram este nome PAI. Não é com presentes que vamos agradecer a eles quando ainda o temos vida. O mais importante é um abraço. OBRIGADO PAI, POR ESTARMOS AQUÍ COM O SENHOR. A sua benção.