Vitaminas: saiba mais!

A vitamina A favorece o crescimento e é responsável pela manutenção de muitas funções importantes do organismo. Sua falta é sentida através dos seguintes sinais: visão deficiente à noite, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e nas mucosas, stress. Ela é encontrada na cenoura, no espinafre, na batata doce, na couve, na alface, nos ovos, no fígado, no peixe, nos queijos gordurosos, leite, manteiga, e na salsa. A cenoura é riquíssima em vitamina A. Apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de um ser humano. Ela ajuda a manter o bom estado dos olhos, da pele e das mucosas. Nunca se deve descascar uma cenoura, porque a parte mais nutritiva está justamente perto a superfície. Basta lavá-la e raspá-la.

A vitamina C previne gripes, fadiga, fraqueza muscular e infecções. Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas supra-renais e protege os vasos sangüíneos. Os sinais de falta de vitamina C no organismo são: feridas que demoram a cicatrizar, hemorragia, dentes moles, perda de peso, dores nas juntas, gengivas inflamadas, escorbuto. A vitamina C é facilmente encontrada na laranja, no limão, no abacaxi, no mamão, na manga, no caju, na acerola, no pimentão e nas verduras. E um detalhe curioso: A acerola é trinta vezes mais rica em vitamina C que a laranja.

A vitamina D serve para fixar o cálcio e o fósforo nos ossos. Os sinais de falta são: raquitismo, nascimento tardio de dentes mal formados que caem logo, envelhecimento precoce. A Vitamina D é encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, peixes de água salgada e óleo de fígado de peixe.

A vitamina E é vital para todos os tecidos e para o sangue. Tem fama de vitamina afrodisíaca e pode ser encontrada no germe de trigo, nas nozes, amêndoas, semente de girassol, margarina, cereais em grão, verduras, peixes, carnes e no leite.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: