Picadas de abelhas e vespas: saiba o que fazer!

Existem pessoas que são alérgicas às picadas de insetos e sofrem reações gravíssimas. É importante lembrar que uma picada de inseto venenoso pode causar risco de vida. Em casos assim é preciso levar a pessoa imediatamente ao hospital.

Para se prevenir de picadas, é aconselhável o uso de repelentes, a menos que a pessoa seja alérgica a eles. Por isso, deve-se fazer um teste com o produto em uma pequena região do antebraço e esperar 24 horas, para garantir que a pele não vá ficar irritada.

No caso de picadas:

• remova os ferrões do inseto, raspando a pele cuidadosamente com uma lâmina de barbear. Em caso de ataque por enxame, retire os ferrões, antes de chegar ao hospital, se possível;
• pressione o local para fazer sair o veneno;
• faça a compressa de gelo ou água fria e amônia;
• leve a vítima ao médico ou ao hospital.

As abelhas possuem um ferrão na parte posterior do seu corpo, onde se localiza a glândula do veneno; este ferrão se instala na pele da vítima depois da picada, injetando veneno. As reações à picada são muito variadas e dependem da quantidade de ferroadas, do local atingido e de a vítima ser ou não alérgica.

No Brasil, podemos encontrar abelhas italianas, européias e africanas. As abelhas africanas não são mais venenosas que as outras, mas têm um comportamento bem mais agressivo.

As vespas são também conhecidas por marimbondos, mas, ao contrário das abelhas, não deixam o ferrão dentro da pele da vítima. É pouco conhecida a composição de seu veneno, mas os sinais e sintomas são muito parecidos, podendo ser tratados da mesma forma.

Sinais e sintomas das picadas de insetos são: dor aguda no local ferroado, vermelhidão, prurido (que é a coceira) e edema por vários dias ou horas. Em alguns casos mais sérios, ocorre estado de choque grave provocado por uma profunda reação alérgica, com urticárias, inchaço de várias partes do corpo, dispnéia, choque anafilático e até a morte.

Para ajudar...

• Como eu já disse, comece retirando os ferrões, raspando-os com uma gilete ou lâmina. Nunca tente extraí-los com pinça, para evitar que se comprima a glândula onde ficam aderidos os ferrões;
• use analgésico para aliviar a dor;
• e leve a vítima ao médico ou ao hospital.

Não existe antídoto específico para a ferroada de abelha, por isso, as pessoas alérgicas devem tomar cuidado redobrado e consultar imediatamente o especialista.

Cuidado com as picadas... e boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: