A Lua está se afastando da Terra!

A NASA (Agência Espacial Americana) anunciou que pretende voltar a Lua. É isso mesmo! Até 2020, naves tripuladas podem voltar a pousar em solo lunar. Foi em Julho de 1969 que o homem pisou pela primeira vez na Lua. Neil Armstrong, comandante da Missão Apolo 11 teve este privilégio. Em 20 de julho de 1969 desceu ao solo lunar e disse: “este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”. Agora, quase 40 anos depois, um foguete já foi enviado à Lua, levando equipamentos que visam recolher dados importantes para as próximas missões e investigar possíveis locais de aterrissagem para as naves tripuladas.

Eu sou um apaixonado pela Lua. Lembro-me da narração emocionante de Hilton Gomes passando todos os detalhes desse feito histórico. Estava na varanda da casa de minha avó. Parado, olhando emocionado e apreensivo a tela da TV (preto e branco, claro), ligada na sala, e que transmitia a chegada do homem à Lua. Me recordo dos comentários do pessoal: “Isso é armação! É coisa do cinema americano! Tudo feito em Hollywood!”. Recentemente tive a oportunidade de visitar as instalações da NASA e ver de perto a sala de controle da Missão Apolo, os equipamentos, trajes e tudo o mais. Só tenho uma palavra: IMPRESSIONANTE!

Noutro dia li que a Lua está se afastando da Terra. É... Gradativamente e, a cada ano, a distância entre o Satélite Natural e a Terra aumenta 4 centímetros. Parece pouco, mas os pesquisadores lembram que, há 4,6 bilhões de anos, quando a Lua se formou, ela estava a 22 mil quilômetros da Terra. Atualmente, a distância que nos separa da Lua é de 450 mil quilômetros. Essa informação e outros fatos incríveis sobre a Lua estão na matéria do Portal Terra no link: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3835180-EI238,00.html. Vale a pena conferir!

Vamos recordar!

Veja como foi a reportagem da chegada do homem à Lua, feita por Hilton Gomes. O link é do site Memória da Rede Globo. Lá você encontra os detalhes da transmissão e um pequeno vídeo. http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-250487,00.html

Agora, o momento da chegada do homem à Lua, em vídeo postado no Youtube:



O foguete Atlas V:
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: