A NASA (Agência Espacial Americana) anunciou que pretende voltar a Lua. É isso mesmo! Até 2020, naves tripuladas podem voltar a pousar em solo lunar. Foi em Julho de 1969 que o homem pisou pela primeira vez na Lua. Neil Armstrong, comandante da Missão Apolo 11 teve este privilégio. Em 20 de julho de 1969 desceu ao solo lunar e disse: “este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade”. Agora, quase 40 anos depois, um foguete já foi enviado à Lua, levando equipamentos que visam recolher dados importantes para as próximas missões e investigar possíveis locais de aterrissagem para as naves tripuladas.
Eu sou um apaixonado pela Lua. Lembro-me da narração emocionante de Hilton Gomes passando todos os detalhes desse feito histórico. Estava na varanda da casa de minha avó. Parado, olhando emocionado e apreensivo a tela da TV (preto e branco, claro), ligada na sala, e que transmitia a chegada do homem à Lua. Me recordo dos comentários do pessoal: “Isso é armação! É coisa do cinema americano! Tudo feito em Hollywood!”. Recentemente tive a oportunidade de visitar as instalações da NASA e ver de perto a sala de controle da Missão Apolo, os equipamentos, trajes e tudo o mais. Só tenho uma palavra: IMPRESSIONANTE!Vamos recordar!
Veja como foi a reportagem da chegada do homem à Lua, feita por Hilton Gomes. O link é do site Memória da Rede Globo. Lá você encontra os detalhes da transmissão e um pequeno vídeo. http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-250487,00.html
Agora, o momento da chegada do homem à Lua, em vídeo postado no Youtube:
O foguete Atlas V:



0 comentários:
Postar um comentário