Saiba mais sobre a Sauna!

Sauna é um banho de calor originário da Finlândia e de outros países frios. Chama-se também sauna o local do banho, que geralmente consiste numa sala pequena mantida a uma temperatura entre 60 e 80 graus centígrados. Ficando algum tempo na sauna, depois de suar muito, o banhista se retira e mergulha em piscina ou toma uma ducha fria ou, ainda, nos países frios até rola na neve. A sauna pode ser completada com massagens. Isso confere uma sensação de relaxamento e conforto corporal, razão porque é muito procurada e cultuada para o bem estar do organismo.

A principal ação da sauna no corpo humano consiste em induzir a transpirar muito, eliminando os produtos finais do metabolismo que podem ser conduzidos pelo suor, eliminando parte das impurezas do organismo.

A sauna é uma popular atividade recreativa geralmente considerada segura, não apresentando qualquer risco para as pessoas saudáveis. Entretanto, existem situações em que deve ser usada com precaução como também alguns cuidados devem ser tomados quanto ao seu uso abusivo.

Pessoas com pressão arterial instável correm o risco da queda brusca dessa pressão ocasionada pelo excesso de calor e, no caso de serem portadoras de doenças cardíacas do tipo isquemia das coronárias, necessitam da avaliação de seu médico assistente e a devida autorização para poder freqüentá-la. Por outro lado, seu uso em excesso leva, além da perda acentuada de líquidos também a de sais minerais, o que se manifesta pela fraqueza muscular se esses elementos não forem devidamente repostos.

Podem também ser contraídas algumas doenças de pele, principalmente as micoses superficiais. Os fungos causadores dessas micoses necessitam de calor e umidade para sua sobrevivência e proliferação, sendo a sauna um ambiente propicio para seu desenvolvimento. Assim uma pessoa portadora de micose pode perfeitamente contaminar os locais de assento e repouso, possibilitando a contaminação das outras pessoas que ali sentarem.

Da mesma forma outras doenças infecciosas podem ser contraídas pelo uso das saunas, daí a necessidade de uma boa higiene e, o ideal, que as pessoas freqüentadoras sejam submetidas a exames médicos periódicos, a exemplo dos exigidos aos usuários das piscinas de clubes.

Preste bastante atenção aos cuidados e precauções na hora de ir à sauna... e boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: