Saiba mais sobre a Angina!

Sedentarismo, colesterol alto e estresse são alguns dos piores inimigos do coração. Mas você pode mudar seus hábitos e começar a cuidar de sua saúde.

Falando sobre as doenças do coração... angina e enfarte são algumas das que mais assustam. Ambas são causadas, principalmente, pelo excesso de colesterol no sangue.

Outras enfermidades também assombram o coração. Além das bastante conhecidas arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial, também figuram nessa lista endocardite infecciosa, pericardite aguda, doenças valvárias e doença de chagas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a Angina.

Ela é uma das manifestações da doença arterial coronária, que é a formação de placas de gordura nas artérias do coração. No caso da angina, a placa de gordura bloqueia o fluxo de sangue quase totalmente. Com isso, o músculo cardíaco faz um esforço maior para bombear o sangue aos tecidos e órgãos.

Seus sintomas são os mesmos do infarto, só que com menor intensidade e duração. O mais comum é o aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, geralmente acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. A pessoa pode sentir também dor do braço direito, mandíbula, pontadas e falta de ar sem desconforto.

Para evitar a angina, você deve ter uma dieta leve e sem colesterol, evitar o tabagismo, a obesidade e o estresse, e fazer avaliações periódicas com um cardiologista.

Cuide do seu coração... e boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: