Receita: Gelatina rosa e bolo de maracujá light.

GELATINA COR-DE-ROSA.

Ingredientes:
3 latas de leite condensado
duas vezes a medida da lata com leite de vaca
3 vidros de leite de coco
4 gelatinas em pó e sem sabor (2 brancas e 2 vermelhas)

Modo de Fazer:
Ferva o leite de vaca, coloque as gelatinas, dissolva e coloque num pirex. Bata os outros ingredientes no liquidificador, despeje nas gelatinas, misture tudo e leve à geladeira por 3 horas.

***
Bolo de maracujá light:

Ingredientes:
3 gemas, de ovo
100 gramas de margarina, light
meia xícara (das de chá) de adoçante, tipo granular
meia xícara (das de chá) de açúcar
1 xícara (das de chá) de leite desnatado
2 xícaras (das de chá) de farinha de trigo
1 colher (das de sopa) de fermento, em pó

Modo de preparo:
Separe os ingredientes pedidos na receita. Unte uma forma de fundo falso com manteiga e farinha. Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Coloque as gemas, o açúcar, o adoçante e a margarina numa batedeira e bata até obter um creme. Acrescente a farinha, alternadamente com o leite e continue batendo. Desligue a batedeira e acrescente o fermento em pó. Misture delicadamente. Lave e seque muito bem as pás da batedeira. Coloque as claras num recipiente limpo e bata até o ponto neve. Acrescente as claras ao creme reservado e misture delicadamente. Acrescente a massa do bolo na forma untada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 60 minutos ou até que fique assado. Para verificar o ponto do bolo, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, está pronto! Retire o bolo do forno e espere amornar para retirá-lo da forma. Enquanto o bolo esfria, comece a preparar o recheio.

Ingredientes para o recheio:
meia xícara (das de chá) de suco de maracujá, concentrado
meia xícara (das de chá) de água
1 colher (das de sopa) de maisena
4 colheres (das de sopa) de adoçante, em pó
¼ xícara (das de chá) de creme de leite, light

Fazendo o recheio:
Coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite, numa panela pequena e leve ao fogo baixo. Mexa até que o creme comece a engrossar. Retire o creme do fogo e espere esfriar. Acrescente o creme de leite e mexa bem. Reserve.

Agora vamos à cobertura:

Ingredientes:
2 maracujás, azedos
1 xícara (das de chá) de água
1 colher (das de sopa) de maisena
4 colheres (das de sopa) de adoçante, em pó

Modo de preparo:
Corte os maracujás ao meio e retire a polpa. Reserve o suco e passe as sementes por uma peneira. Reserve parte das sementes para a decoração. Coloque a água, o suco obtido, a maisena e o adoçante numa panela e leve ao fogo baixo. Mexa até que a calda comece a engrossar. Acrescente as sementes e espere esfriar.

Comece a montar o bolo: faça 2 cortes horizontalmente no bolo, formando 3 partes. Coloque uma porção de bolo sobre um prato e acrescente metade do creme de maracujá. Espalhe o recheio por toda a superfície do bolo. Acrescente outra porção de bolo sobre o recheio. Aperte delicadamente. Acrescente o recheio restante sobre a outra camada de bolo. Finalize com a última porção de bolo e aperte bem. Despeje a calda sobre o bolo e leve à geladeira para gelar bem. Sirva a seguir.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: