Pergunta Maluca - Domingo na Globo!

Como surgiu a comemoração do ano novo em 1º de janeiro na cultura ocidental?
Foi o governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo. Isso aconteceu no ano 46 antes de Cristo. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, inclusive, tem esse nome por causa do Deus Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Porque a garrafa de vinho deve ser guardada inclinada, na horizontal?
Por causa da rolha, que é feita de cortiça. É que a rolha pode sofrer ressecamento, formando poros, o que pode fazer entrar ar na garrafa. O ar, pela ação do oxigênio, acelera o processo de oxidação do vinho e pode causar até o avinagramento do vinho. Concluindo, a garrafa deve ser mantida em posição que o vinho tenha contato com a rolha para que ela fique encharcada com o próprio vinho e assim não resseque.

Como surgiu o champanhe?
O Champagne é um vinho espumante originário da região de Champagne, que fica a 150 quilômetros de Paris.

A bebida foi descoberta há cerca de 344 anos por um monge religioso chamado Dom Pérignon. Ele ficou curioso com a afirmação dos vinicultores de que certos tipos de vinhos fermentavam novamente depois de engarrafados. Essa refermentação do vinho que ocorria dentro das garrafas fechadas provocava a liberação do gás carbônico, provocando pressão que estourava os tampões ou arrebentavam as garrafas. Dom Pérignon então experimentou garrafas mais fortes e utilizou rolhas amarradas com arame, conseguindo obter a segunda fermentação dentro da própria garrafa. Conta à história que o monge se surpreendeu ao experimentar a bebida e comentou "estou bebendo estrelas".

A região de Champagne, na França, é a única no mundo que pode dar o nome de champagne aos seus espumantes. Nem mesmo outras regiões da França podem chamar assim seus vinhos espumantes.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: