Pergunta Maluca do Domingo na Globo!

O Natal está chegando e, por conta desta época, eu estou mais bonzinho... As perguntas de hoje são muito fáceis:

Por que se come peru no Natal?
Qual foi a primeira árvore de Natal?
Por que a missa do galo tem esse nome?

Respostas:
Por que se come peru no Natal?
O hábito de comer peru no Natal surgiu em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 1621. Nesse ano, no Dia de Ação de Graças, foi servido como prato principal um peru selvagem, criado pelos índios mexicanos. Os espanhóis presentes à cerimônia adoraram e levaram o prato para a Europa por volta do século 16. Naquela época eram servidos gansos, cisnes e pavões, consideradas aves nobres. O peru, além de saboroso e mais barato, ganha peso mais facilmente e por isso foi escolhido.

Qual foi a primeira árvore de Natal?
A primeira árvore de Natal apareceu na Alemanha durante a Idade Média. Era um pinheiro, decorado com maçãs e que era chamado de “árvore do paraíso”. Essa árvore era o principal enfeite da festa de Adão e Eva, comemorada em 24 de dezembro. As igrejas decoravam suas árvores com hóstias, para simbolizar o pão distribuído durante a eucaristia. Alguns penduravam castiçais para simbolizar Cristo como a luz do mundo. E onde havia uma árvore dessas também era colocada uma pirâmide natalina, feita de madeira de carvalho e decorada com castiçais e uma estrela. As duas decorações foram fundidas por volta do século 16, dando origem à árvore de Natal como conhecemos hoje.

Por que a missa do galo tem esse nome?
A Missa do Galo, celebrada na noite de Natal, tem este nome porque consta que foi esse animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. E até o começo do século 20, o galo cantava literalmente dentro da igreja, anunciando a “meia-noite” do dia de Natal. Às vezes era até uma ave de verdade, outras uma simulação do cantar do galo.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: