Culinária: mais receitas especiais para o Natal!

Strudel com morangos, ricota e amêndoas.

Ingredientes para a massa:
2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
1 ovo
4 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de manteiga
um pouco de leite
sal

Ingredientes para o Recheio:
250 gramas de ricota
8 colheres (sopa) de açúcar
casca ralada de 1 limão
150 gramas de amêndoas picadas
2 ovos
50 gramas de biscoito maria
250 gramas de morangos pequenos
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga
açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de Fazer a Massa:
Peneire a farinha de trigo numa superfície lisa, abra uma cavidade e coloque no centro o ovo, o açúcar, a manteiga amolecida e picada e uma pitada de sal. Acrescente algumas colheradas de leite quente e sove a massa energicamente, adicionando, se necessário, um pouco mais de leite, até obter uma massa lisa e macia. Faça uma bola e embrulhe a massa com um pano de prato ou filme plástico, cubra com uma panela quente emborcada e deixe descansar por 30 minutos.

Fazendo o Recheio:
Numa tigela, misture a ricota com o açúcar, a casca de limão, as amêndoas, 1 ovo, os biscoitos batidos no processador ou bem esmigalhados e os morangos picados.

Mondando a torta:
Coloque a massa sobre uma folha de papel-manteiga e abra-a com um cilindro o mais fina possível, no formato de um retângulo. Pincele a massa com a manteiga derretida e distribua o recheio preparado, de modo uniforme, deixando livre cerca de 2 centímetros de borda. Enrole a massa com a ajuda do papel-manteiga e feche as extremidades com as pontas dos dedos. Coloque numa fôrma, dando ao doce uma forma ligeiramente curvada. Pincele a superfície com o ovo restante batido, leve ao forno médio e asse por cerca de 50 minutos, ou até dourar de modo uniforme. Retire do forno, deixe amornar e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro peneirado. Corte em fatias e sirva.

***
Torta salgada!

Ingredientes para a Massa:
250 gramas de farinha de trigo
200 gramas de margarina.

Ingredientes para o Recheio:
300 gramas de presunto
300 gramas de queijo prato
1 lata de creme de leite
1 copo de iogurte natural
4 ovos batidos
parmesão para polvilhar

Modo de Fazer:
Faça a massa, misturando bem a farinha de trigo e a margarina. Unte bem uma fôrma de ágata, abra a massa e coloque todo o recheio. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio.

***
Panetone com musse de vinho do porto!

Ingredientes:
4 discos de 1 centímetro e meio de altura, tirados de um panetone de 500 gramas
8 gramas de gelatina em pó sem sabor
40 gramas de vinho do Porto para a gelatina
700 gramas de creme de leite
160 gramas de vinho do Porto
50 gramas de água
70 gramas de açúcar
70 gramas de gemas ligeiramente batidas

Modo de Fazer:
Numa tigela, dissolva a gelatina nas 40 gramas de vinho do Porto e reserve. Bata o creme de leite e, ao final, incorpore o restante do vinho do Porto. Leve ao fogo numa panela a água e o açúcar. Assim que começar a ferver, tempere as gemas e volte ao fogo. Cozinhe, mexendo sempre, até atingir a temperatura de 90 graus centígrados. Coloque essa mistura na batedeira em velocidade alta até esfriar. Em seguida, misture com a gelatina. Deixe esfriar e incorpore, delicadamente, o creme de leite batido. Faça a montagem da seguinte maneira: Coloque a musse num saco de confeiteiro e distribua um pouco ao redor, nas laterais, da forma. Espalhe a musse com uma espátula, fazendo uma fina camada na lateral, de baixo para cima. Coloque uma fatia de panetone no fundo, embebida com calda de açúcar e vinho do Porto. Encha o aro de musse até a metade. Coloque por cima outra fatia de panetone embebida com calda. Complete o aro com o restante da musse, nivelando com uma espátula. Em seguida, leve ao congelador por 6 horas. Retire da forma, passe uma geléia de brilho e decore com frutas secas.
Em breve mais receitas especiais para o seu Natal!!!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: