Como o Natal é comemorado nos outros países?

A Alemanha é um dos países onde as comemorações natalinas têm um caráter mais enraizado na população. Há uma espécie de lamparina em cerâmica onde são evaporados óleos ou queimadas ervas aromáticas. Nesta época do ano, as casas alemãs enchem-se de coroas de folhas e pequenas velas com motivos natalinos. Nas janelas são colocadas placas de vidro, zinco ou papel pintados, que, com a luz proveniente do interior, tornam as imagens fortemente coloridas. Muitas famílias alemãs mantêm o hábito de iluminar a árvore de Natal com velas, e não com luzes elétricas. A festa do Natal, propriamente dita, acontece nos dias 25 e 26, e não apenas no dia 25. Os presentes são distribuídos na tarde ou na noite do dia 24. Algumas lendas e canções indicam a existência de um ajudante do Papai Noel que o auxilia na distribuição dos presentes mas é também quem castiga as crianças mal comportadas.

Na Austrália e Nova Zelândia as tradições natalinas são seguidas, mas o Natal nestes países é uma festa de verão e, por isso, não inclui muitas das celebrações associadas ao inverno.

Na China, a comemoração do Natal não é seguida por grande parte dos habitantes, uma vez que o país é essencialmente Budista. A festa natalina é celebrada com árvores de Natal iluminadas, conhecidas como "árvore de luz" e as casas são decoradas com lanternas de papel. As crianças esperam o Papai Noel, chamado de "Dun Che Lao Ren", e colocam meias perto da cama. Porém, a maior celebração local é o Ano Novo Chinês que acontece no fim de janeiro. É nesta época do ano que as famílias costumam reunir-se, trocar presentes e servir-se de pratos especiais.

Na Espanha, as celebrações do Dia de Natal limitam-se à festa familiar e a uma forte refeição. A troca de presentes está reservada para o dia 6 de janeiro, data histórica em que os Reis Magos visitaram o Menino Jesus com as suas oferendas. As crianças têm o hábito de colocar os sapatinhos à janela juntamente com palha e cenouras para os cavalos dos Reis Magos, que lhes trazem os presentes, se alimentarem.

Nos Estados Unidos e na Inglaterra as tradições natalinas são bastante semelhantes. Os dois países cultuam uma tradição muito antiga de fazer caixas de presentes nas quais são recolhidas oferendas, geralmente em dinheiro e que são depois distribuídas aos pobres no dia 26 de dezembro. As cantigas de Natal são cantadas pelas ruas e às portas das casas.

Na França, assim como no Brasil, a lenda diz que o Papai Noel é quem distribui os brinquedos de Natal. Lá, porém, o ajudante do bom velhinho é especialmente temido pelas crianças, por ser ele o responsável pela avaliação do comportamento delas ao longo do ano. É ele quem decide também quem merece uma recompensa ou uma punição.

Na Holanda, Luxemburgo e na Bélgica, a tradição diz que o Papai Noel vem da Espanha, de onde parte no dia 6 de dezembro e distribui os presentes para as crianças montado em seu cavalo. Nos países nórdicos, a tradição do Papai Noel ainda existe, embora não seja ele o responsável pela distribuição dos presentes às crianças e sim um duende que vive embaixo das casas e que recompensa os meninos bons e castiga os malvados, tendo observado as suas ações ao longo do ano.

Índia - Poucos são os cristãos que vivem na Índia. Lá, o Natal é comemorado de maneira simples e a decoração das ruas e casas é igualmente pouco expressiva. Geralmente, os cristãos locais costumam decorar os pés de manga e bananeiras nesta época do ano. Alguns enfeitam suas casas com pequenas lâmpadas de argila.

Israel (Belém) - Na cidade onde Jesus Cristo nasceu as comemorações natalinas têm caráter particularmente ritualístico. Na noite do dia 24 de dezembro, sacerdotes vestidos com túnicas comandam longas filas formadas por milhares de pessoas que caminham pelas ruas estreitas da cidade. Eles carregam berços de vime com a imagem do menino Jesus esculpida em cera e rumam para a capela de Santa Catarina onde a missa da meia noite é celebrada. Peregrinos do mundo inteiro participam da procissão.

Itália - O dia de Natal na Itália é dedicado quase que exclusivamente às cerimônias religiosas. Na véspera, os italianos jejuam e costumam reunir-se em volta do presépio para orar. Ao contrário de muitos países cristãos, a troca de presentes não ocorre na noite do dia 24 e sim no dia 06 de janeiro, em lembrança à visita dos reis magos ao menino Jesus. As crianças não esperam o Papai Noel e sim a bruxa Befana que, segundo a lenda, vem pela chaminé e traz em uma das mãos uma campainha para anunciar a sua chegada e, na outra, uma vara ou um pedaço de carvão para bater nas crianças desobedientes. Na Itália, as ceias de Natal variam de acordo com as regiões. Em Milão, por exemplo, as famílias costumam servir-se de Panettone, feito com frutas cristalizadas. Na região do Vale do Pó a comida mais popular é o Tortellini, massa recheada com carne. No sul do país, o prato tradicional na noite de Natal é a enguia.

Japão - Foram os missionários cristãos que introduziram a comemoração do dia do Natal no Japão. Lá, as famílias decoram suas casas e costumam trocar muitos presentes nesta época do ano. O prato mais consumido entre eles é o peru.

Em Portugal o natal é uma das festividades mais importantes. Um dos momentos mais marcantes é a véspera, dia da "Consoada", ou seja, ceia especial que é servida após a Missa do Galo. O alimento mais consumido nesta época do ano é o bacalhau, geralmente cozido com legumes. Em Portugal, a celebração religiosa do Natal começa à meia-noite do dia 24 de dezembro com a Missa do Galo, que homenageia o nascimento de Jesus Cristo. Os fiéis vão à Igreja para a cerimônia, voltando em seguida para casa onde comem a ceia e abrem os presentes. A designação de Missa do Galo deve-se à lenda que afirma que um galo cantou a essa hora para anunciar o nascimento do Menino Jesus.

Na Rússia, a tradição é bastante diferente. A distribuidora de presentes é "Babouschka". Diz a lenda que esta mulher recusou-se a dar abrigo e comida aos Reis Magos quando estes se dirigiam a Belém. Arrependida, "Babouschka" percorre as aldeias visitando todas as crianças e deixando-lhes presentes para tentar se redimir do mal que fez.

Suécia - Diferentemente da maioria dos lugares, o Natal começa a ser celebrado na Suécia a partir do dia 13 de dezembro e as comemorações se estendem até 13 de janeiro. Lá, na noite de Natal, a filha mais velha de cada família veste-se de branco com uma faixa vermelha amarrada na cintura e uma grinalda de folhas verdes anexada à roupa. Na cabeça, 7 velas acesas. Nestes trajes ela serve café e bolo para cada membro da família. As crianças suecas acreditam que os duendes saem de suas "casas" para entregar presentes.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: