Perguntas Malucas. Tema: Fórmula Um!

Domingo na Globo - 02/11/2008 - Pergunta Maluca

  • Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado "Autódromo José Carlos Pace" em homenagem ao piloto brasileiro vencedor em 1975 e falecido em 1977, em um acidente aéreo em São Paulo. Mas, até hoje, todo mundo se refere ao Autódromo pelo nome de Interlagos. A pergunta é: quem escolheu o nome Interlagos, quando da inauguração do autódromo, em 1940?
  • Eu sou do tempo que o GP Brasil era disputado no início do ano, no início da temporada, afinal o critério era a ordem alfabética do nome do país sede do GP. Afinal, por que a data do GP Brasil de Fórmula UM foi mudada para Outubro/Novembro, no final da temporada?
  • A esposa do Felipe Massa é devota fervorosa de uma santa, inclusive coloca a imagem desta santa, antes da corrida, sobre o macacão do piloto brasileiro. Quem é esta santa?
  • Quantos aviões trouxeram os equipamentos do chamado “circo” da Fórmula UM para o Brasil?
  • Duas pessoas muito famosas estão ligadas à família Fittipaldi. Um, apresentador de TV, foi quem apelidou Wilson Fittipaldi de Barão. Outra, apresentadora de TV, foi chefe de torcida de Christian Fittipaldi, no kart. Quem são eles?

Respostas:

  • Quem escolheu o nome Interlagos, quando da inauguração do autódromo, em 1940?

A idéia para a construção do autódromo foi do engenheiro inglês Romero Sanson, que imaginou uma área de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga. Por sugestão do arquiteto francês Alfred Agache, que havia sido contratado para desenvolver o projeto, o nome do empreendimento deveria ser Intralagos ou Interlagos. A decisão final do nome foi da filha do engenheiro, Romero Sanson, que, em uma visita ao local com o pai, escolheu o nome INTERLAGOS.

  • Por que a data do GP Brasil de Fórmula UM foi mudada para Outubro/Novembro, no final da temporada?

A mudança do GP Brasil no calendário da Fórmula 1 do início para o fim da temporada foi feita em função das chuvas que assolam São Paulo no começo do ano.

  • De qual santa a esposa do Felipe Massa é devota fervorosa?

É Santa Terezinha. A esposa de Massa, a empresária Anna Raffaela Bassi, é devota de Santa Teresinha e costuma colocar a imagem da santa sobre o macacão do marido e rezar o terço, comprado em Roma, antes de toda corrida.

  • Quantos aviões trouxeram os equipamentos do chamado “circo” da Fórmula UM para o Brasil?

Foram SEIS Boeings 747 que trouxeram , da China, onde aconteceu a última corrida, todo o equipamento das equipes. Eles aterrissaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, carregando 600 toneladas de equipamento. Carros, pneus, motores, caixas de câmbio, computadores, aparelhos eletrônicos e milhares de outras peças.
Agora, para transportar toda essa carga até o Autódromo de Interlagos, foram necessários cerca de 120 caminhões.

  • Duas pessoas muito famosas estão ligadas à família Fittipaldi. Um, apresentador de TV, foi quem apelidou Wilson Fittipaldi de Barão. Outra, apresentadora de TV, foi chefe de torcida de Christian Fittipaldi, no kart. Quem são eles?

O primeiro é o apresentador Nei Gonçalves Dias. Foi ele quem apelidou Wilson Fittipaldi, de Barão. Os dois trabalhavam juntos cobrindo a Fórmula Um, pelo rádio, quando, depois de uma viagem a Europa, Wilson chegou na radio todo encapotado, de chapéu de aba curta, cachecol, e com um bigode enorme. Ao ver a cena, Nei Gonçalves Dias falou: "Olha o Fittipaldi, parece um barão inglês". O apelido pegou na hora.
A outra pessoa é a apresentadora Angélica (do Vídeo Game e do Estrelas), da TV Globo. Ela foi chefe da torcida de Christian Fittipaldi no kart.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: