Pergunta Maluca do Domingo na Globo!

DOMINGO NA GLOBO - 23/11/2008

Pergunta Maluca
  • Por que acordamos com o rosto inchado?
  • Por que babamos quando dormimos?
  • Por que sentimos sono após as refeições?
Respostas:


Por que acordamos com o rosto inchado?
Cerca de 70% de nosso corpo é constituído de líquidos e a posição em que dormimos facilita o acúmulo deles na parte superior do corpo. Durante o dia, os líquidos tendem a se concentrar na pernas e nos pés.

Por que babamos quando dormimos?
Existem dois tipos de deglutição: as voluntárias e as reflexas. Acontece que à noite ambas trabalham menos que durante o dia, e isso gera um acúmulo maior de saliva. Além disso, a musculatura ao redor da boca fica mais relaxada e, dependendo da posição em que se dorme, é comum ocorrer a compressão da bochecha. Tudo isso pode causar a baba.

Por que sentimos sono após as refeições?
Isso acontece depois que comemos há um aumento das concentrações de glicose no sangue (chamada glicemia). Isso nos leva a uma menor atividade de alerta. O aumento da glicemia estimula o sono. Depois que comemos muito também dá vontade de dormir porque nosso cérebro interpreta que estamos saciados e podemos descansar. Também tem o seguinte: durante o dia o nosso organismo passa por ritmos biológicos diferentes. E justamente no meio do dia (na hora do almoço) acontece um declínio desse ritmo e aí... dá aquele soninho...
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: