Os mitos em relação à asma:

Apesar de serem tão comuns, o modo como as pessoas alérgicas entendem e tratam sua doença ainda é alvo de confusão entre mitos e realidade. A Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia recentemente selecionou, através de uma pesquisa, os maiores mitos em relação à asma. Vamos a eles:

Dizem que algumas raças de cães, como o Chihuahua, são mais adequadas para pessoas alérgicas ou com asma. Mas o que realmente causa alergia em algumas pessoas são as proteínas encontradas na saliva, urina e descamações da pele dos cães, e não seus pêlos. Como todos os cães têm saliva, pele e urina, não existe uma raça específica que seja melhor para alérgicos.

Dizem também que mudar para o interior pode curar a asma ou alergias. Na realidade, mudar para cidades do interior pode melhorar os sintomas de asma temporariamente, porque os principais "vilões" da alergia - os ácaros - são mais comuns nas cidades do litoral, mas novas alergias - a plantas locais, pólens ou mofo - podem se desenvolver em um curto espaço de tempo.

Outro mito é de que a exposição contínua a cães e gatos irá diminuir as alergias. Mas isso não é verdade. O melhor meio de aliviar os sintomas alérgicos é remover o animal de casa. Caso esta opção torne-se um "drama", o animal - inclusive os gatos - devem ser mantidos fora de casa, e tomar banho duas vezes por semana, para reduzir a quantidade de alérgenos no ar, e a casinha ou gaiola deve ser limpa assiduamente. Estas tarefas devem ser realizadas por uma pessoa da família que não seja alérgica.

Muito se fala também que as medicações alternativas ou simpatias podem ajudar no tratamento da asma. Você deve ficar alerta! Na realidade, estes tratamentos não devem substituir as medicações tradicionais para o tratamento da asma e alergias. Você deve sempre procurar um médico! Alergia é coisa séria!

Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: