Acabando com os pernilongos!

Pernilongos podem representar o fim do sossego em um lar. Caso você não queira apelar para dedetização ou uso de produtos químicos, deve tomar medidas preventivas para evitar o aparecimento dos insetos.

Em primeiro lugar, você deve saber que os pernilongos preferem locais quentes, escuros e úmidos para se desenvolver. Esse inseto precisa apenas de 12 dias para passar de larva a inseto adulto. As fêmeas que picam para usar o sangue na desova e os ovos são sempre depositados em águas paradas. Portanto, a melhor forma de eliminar os pernilongos é acabando com os possíveis locais onde eles possam estar se reproduzindo.

Quem mora em apartamento deve ficar de olho em ralos, canaletas com água parada, vasos que tenham acúmulo de líquido nos pratinhos, marquises obstruídas. Todos esses locais podem se transformar em focos de pernilongos.

Já os moradores de casas com quintais precisam de cuidados redobrados. Se o terreno possuir quaisquer objetos ou vasilhames que possam servir de acúmulo de água, eles devem ser eliminados. Da mesma forma, os desníveis e buracos do solo devem ser fechados para que não apareçam poças.

O ideal é fazer limpezas periódicas. Tome cuidado com fossas, caixas d`água e calhas. Se alguma fossa estiver com problemas, mande reparar o defeito. As caixas de água devem ser bem vedadas e limpas. Sempre que houver necessidade, mande desentupir as calhas de sua casa. Nos ralos, você deve despejar creolina ou então querosene.

Para finalizar a limpeza, coloque inseticida nos ralos, canaletas, no interior dos armários, debaixo de escadas e mesas.

E tem mais uma dica:

Para afastar pernilongos e muriçocas de sua casa, utilize velas de citronela. A citronela é uma mistura milenar, usada para repelir insetos. Na forma de vela, a essência se espalha pelo ambiente de forma suave, sem produzir fumaça, nem efeitos tóxicos. Como os insetos não suportam substâncias como citronelal e geraniol presentes na composição do produto, eles não vão ficar no ambiente. Mas, de preferência, a vela não deve ser acesa em ambientes muito fechados, porque algumas pessoas podem não reagir bem. Uma alternativa também é o uso do incenso. Assim como a vela, ele deve ser acendido no ambiente e deixado queimar aos poucos.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

4 comentários:

Bruno disse...

Gostei das informações. Parabéns!

Anônimo disse...

adorei sua explicação, mto legal parabéns

Anônimo disse...

Agora amigo, me ajuda aqui a tampar um "lago" atrás da minha casa que deve ser o foco.
Estou aqui em jauá-BA, me procure ^^

P.s.: Nada funciona

pas.lovesil@hotmail.com disse...

Alexandre poderia me informar se pernilongos, tem a caracteristica de se alojar em plantas, principalmente em essas trepadeiras comuns utilizadas em varandas com flôres roxas.
Paulo.