Tema do Blog Action Day: a Pobreza!

O tema do Blog Action Day deste 2008 é a pobreza. O evento envolve os Blogueiros do mundo todo. E, pesquisando sobre o assunto, descobri que o Santo Padre selecionou também este tema para a sua tradicional mensagem do Dia Mundial da Paz, em 1º de janeiro de 2009. Bento XVI vai falar sobre a necessidade de combater a pobreza no mundo como um requisito para alcançar a paz. “Combater a pobreza, construir a paz” é o lema da jornada em 2009. Esse assunto precisa estar na pauta! Precisa realmente estar nas primeiras páginas dos jornais, nos debates, nas igrejas, nas escolas... Como queremos um mundo justo e pacífico, quando milhões não têm o que comer? Como podemos planejar o amanhã, se hoje, milhares morrerão desnutridos e sem qualquer tipo de assistência?
A miséria no mundo trata-se de um verdadeiro escândalo. A sociedade não suporta mais ficar à mercê do humor do mercado financeiro, da irresponsabilidade de autoridades, da incompetência de governantes e da insensibilidade de uma sociedade cada vez mais individualizada. O mundo está cheio! Cheio de gente que se omite, se cala, fecha o vidro escuro e blindado do carro para não enxergar o que está logo ali na esquina de sua rua.
É por isso que todas as vozes precisam se unir. Hoje acontece um grito! O nosso grito. Um grito de quem não aceita mais desculpas ensaiadas. Chega de ouvir: “O Brasil é um país pobre!”. O que temos na verdade é um país extremamente injusto e desigual, com muitos pobres. Não sou eu quem faz esta afirmação. Ela é fruto do estudo "A Estabilidade Inaceitável: Desigualdade e Pobreza no Brasil" do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A pesquisa mostra que, se analisarmos a renda per capita do Brasil com a de outros países, não podemos considerá-lo um país pobre: estamos entre o terço mais rico dos países do mundo. Apenas 36% dos países do mundo possuem renda per capita superior a do Brasil! Dá para acreditar? Pois é verdade! E o contraste aí está: o grau de pobreza em nosso país é significativamente superior à média dos países com renda per capita similar à brasileira.
Basta!
Todo mundo sabe o que precisa ser feito: distribuição de renda, oportunidades, saúde, dignidade e, principalmente, educação, educação, educação, educação!
Fica a indagação: Por que não funciona, não acontece? Talvez porque este seja realmente um mundo repleto de pobres... de espírito!

Alexandre Ferreira
15/10/2008

"A pobreza carece de muitas coisas, a ambição carece de todas."
(Jean de La Bruyère)

"A pobreza não nasce da diminuição dos haveres, mas da multiplicação dos desejos."
(Platão)

"A pobreza põe uma surdina em todas as atividades humanas, sem excetuar as do espírito."
(Henry Louis Mencken)

"As riquezas sem a generosidade são a pobreza dos plebeus."
(Pietro Aretino)

"De qualquer tipo que seja a pobreza, ela não é a causa da imoralidade, mas o efeito."
(Thomas Carlyle)

"Se a pobreza é a mãe dos crimes, a falta de espírito é o seu pai."
(Jean de La Bruyère)
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

2 comentários:

Sheila disse...

Bom dia, Alexandre Ferreira
eu acordo às 5:30 e só consigo pegar o finalzinho do seu programa e depois escuto a Mensagem de Paz antes de vir para o trabalho.
Então, resolvi entrar no seu blog por curiosidade e achei muito legal, vou te adicionar.
copiei um pedaço do seu texto sobre a pobreza para colocar no meu post de hoje, ok?
Um abraço e fique com Deus.

Anônimo disse...

Olá Alexandre...aqui é Cesar Ferreira de Olaria...como sempre 10 é sua nota, para o progama, blog etc...dia sim dia não sou macaco de audição do seu progama pois trabalho em dias alternados á noite...deixe Renata em paz...ela é intocável...já seu reporter tricolor, mande dar as mãos ao bacalhau na segunda....