Por quanto tempo devemos guardar documentos?

E vamos voltar hoje ao assunto dos documentos. Por quanto tempo comprovantes e recibos de contas já pagas devem ser guardados?

Multas e documentos de veículos – os comprovantes devem ser mantidos por dois anos. Documentos de licenciamento e pagamento do seguro obrigatório (DPVAT) deve permanecer com o dono do carro por um ano, até o próximo licenciamento.

Consórcios – no caso de veículos, mantenha os recibos de quitação até 12 meses após a liberação da alienação carro. Para imóveis não-quitados, não jogue nada fora. Reserve uma pasta para arquivar tudo até receber a escritura definitiva.

Contracheques – devem ser guardados por cinco anos, prazo em que o empregado pode acionar a Justiça do Trabalho.

Empregada doméstica – guarde recibos, inclusive de diaristas ou prestadores de serviço não registrados em carteira, por cinco anos. Após três meses consecutivos prestando serviço, podem reivindicar os mesmos direitos dos empregados com carteira assinada.

Notas fiscais – devem ser guardadas com os termos de garantia que trazem a data da compra. Para produtos sem garantia, guardá-las entre 30 ou 60 dias, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: