DOMINGO NA GLOBO - Pergunta Maluca!

  • Por que o bebê chora sem lágrimas? Quando elas começam a aparecer?

As lágrimas são responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos. Elas só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.

  • A lágrima e o suor têm a mesma composição?

Tanto a lágrima quanto o suor são formados por água e cloreto de sódio. Mas cada um em quantidades diferentes. A lágrima tem a mesma concentração de cloreto de sódio que o plasma, a parte líquida do sangue. Já o suor tem metade de cloreto de sódio do que tem a lágrima. Isso porque ele serve para reduzir a quantidade de calor do corpo. Muito cloreto de sódio dificultaria a evaporação da água.

  • Por que a lágrima é salgada?

A lágrima contém sal e uma outra substância desinfetante que mata os germes e evita a infecção dos olhos. Elas são formadas por glândulas que ficam logo acima do globo ocular. Quando essas glândulas não funcionam bem, os olhos ficam secos.

  • Como surgiu a expressão "lágrimas de crocodilo"?

A expressão é usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: