Cuidando de você: Saiba mais sobre Anemia.

Anemia é uma doença que se caracteriza pela diminuição dos níveis de hemoglobina no sangue. Os sintomas são: sono, falta de concentração, fadiga fácil, cansaço crônico. Quase sempre ela acontece devido a falta de ferro na alimentação.

O ferro nos alimentos se apresenta em duas formas:
  • Ferro que o corpo absorve facilmente (chamado de FERRO HEME): é encontrado exclusivamente em todas as carnes e algumas vísceras ( fígado, coração, e na moela de galinha).
  • Ferro que o corpo absorve com dificuldade (chamado de FERRO NÃO HEME): é encontrado principalmente nos vegetais como: todos os feijões, lentilha, ervilha, grão de bico, e também nas folhas e verduras escuras (escarola, espinafre, agrião, couve, brócolis, rúcula, broto de feijão).

Para melhorar a absorção do ferro dos vegetais prefira temperar a salada com limão ou consuma frutas (ou sucos de frutas) ricas em vitamina "C" (como laranja, mexerica, tangerina, acerola, morango, caju, mamão, goiaba, manga, abacaxi) na refeição.

Vamos esclarecer agora alguns mitos e crenças sobre esse assunto:
  • Suco de beterraba e gema de ovo são muito pobres em ferro, por tanto, não curam a anemia.
  • Aquelas "gororobas" feitas com fígado cru batido com suco de beterraba e mel não melhoram o aproveitamento do ferro. Esses alimentos devem ser consumidos na forma habitual... Não invente moda!
  • Evite o consumo de café e chá mate logo após o almoço e o jantar. A prática desse hábito diminui o aproveitamento do ferro pelo organismo.
Boa saúde pra todo mundo!
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Anônimo disse...

nem tem curiosidade!!!!!!!!!1