As Perguntas Malucas do Domingo na Globo!

Hoje eu quero saber um pouco mais sobre as reações do corpo humano.

  • Por que tenho vontade de urinar quando entro na piscina?
  • Por que as pontas dos dedos ficam enrugadas quando mexemos com água?
  • E por falar em pontas... Me falaram que tem duas coisas que não param de crescer enquanto envelhecemos, enquanto o resto encolhe: o nariz e a orelha. Então... vamos esclarecer de uma vez por todas: É verdade que orelha e nariz crescem quando envelhecemos?

Respostas:

Por que tenho vontade de urinar quando entro na piscina?

O negócio é sério, Alexandre. Não é impressão sua não. Acontece isso mesmo! Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. Os líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são empurrados para dentro deles. E por causa desse aumento do volume de sangue nos vasos vem à vontade de urinar.
E quer saber mais uma coisa? É verdade também que torneira aberta e chuveiro também dão vontade de fazer xixi. Só que isso é psicológico. É o que os médicos chamam de reflexo da micção.

Por que as pontas dos dedos ficam enrugadas quando mexemos com água?

Porque a camada externa da pele do dedo é composta por uma proteína - a queratina - que pode absorver água como uma esponja. A camada externa da pele da ponta dos dedos é fixa. Para caber o volume de água absorvido, a pele enruga.

É verdade que a orelha e o nariz crescem quando envelhecemos?

Não. O problema é que o tecido de sustentação da pele perde elasticidade. A partir dos 75 anos, a flacidez é mais acentuada devido á perda da elastina, proteína responsável pela elasticidade da pele. Assim o tecido "cai", dando a impressão de que o órgão cresceu.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: