Dicas: trabalhando as massas!

Dicas para quem está trabalhando a massa!
  • Para abrir a massa no tamanho apropriado, use pedaços de madeira ou réguas com a espessura desejada. Coloque um de cada lado da massa e passe o rolo na direção da madeira, usando-a como guia.
  • Bolo amanteigado: Para moldá-lo sem ajuda de um molde de madeira, pressione a massa em uma fôrma redonda dentro de uma assadeira.
  • O uso de um pincel facilita muito o trabalho de untar fôrmas. Você pode procurar nas lojas de produtos de cozinha pincéis com cerdas coloridas. E usar, por exemplo, um com cerdas vermelhas sempre para as carnes, um de cerdas azuis para untar fôrmas, e assim por diante. Desta forma você não corre o risco de misturar os pincéis.

E mudando de assunto...

Há uma série de métodos para cozinhar proteína, seja carne vermelha, frango ou peixe. Fritar, saltear, grelhar... Mas assar é uma das formas mais práticas. Os alimentos não ficam gordurosos e, portanto, ficam menos calóricos e mais saudáveis. O segredo de um assado perfeito é que a carne receba calor de todos os lados. Para isso, as assadeiras com grade são ideais, porque a carne fica suspensa evitando, inclusive, o contato com acúmulo de líquidos que se forma. Outro fator importante é a temperatura do forno. Para a carne ficar macia por dentro e crocante por fora, é importante assá-la em duas etapas: no primeiro momento o forno deve estar bem quente para selar a carne, evitando que o líquido interno escorra; em seguida é só abaixar a temperatura e continuar assando até a hora de retirar.

Para amarrar uma carne, você vai precisar de um barbante ou mesmo daquela linha de crochê. Separe um pedaço de barbante, cerca de umas quatro vezes maior que o comprimento da carne. Amarre um pedaço de barbante em uma das extremidades do filé, dê um nó, mas não corte o barbante. Passe o barbante em volta de uma das mãos, formando um laço. Escorregue-o sobre a carne e vá com o laço próximo do barbante inicial e puxe (deixe uma distancia de 2 centímetros entre as amarras). Repita o processo por toda a extensão da carne e finalize com um nó.

Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: