Curiosidades: Música!

Você sabia...

  • Até 1948, os amantes de música tinham que se contentar com os discos de 78 rotações e que possuíam apenas 4 minutos de duração. Para se ouvir o Concerto para Piano n°2, de Brahms, por exemplo, eram necessárias 11 trocas de disco. Inconformado, o americano Peter Goldmark resolveu melhorar essa situação e utilizou um material novo no mercado, o vinil, para criar os long plays. Além de sulcos menores, os LPs tinham apenas 33 rotações e possibilitavam muito mais tempo de gravação.
  • No Brasil, os LPs demoraram quase duas décadas para chegar: só em 1964 as 78 rotações foram aposentadas.
  • A empresa Philips foi responsável pela grande revolução do mercado fonográfico em 1979. Ela lançou o compact-disc-sistem, um toca discos que utilizava raios laser no lugar de agulhas para “ler” as músicas.
  • Os novos disquinhos eram feitos com um plástico especial, que evitava arranhões e não desgastava como os vinis. Seu tamanho foi definido com base a Nona Sinfonia de Beethoven, que dura exatamente 72 minutos. Isso determinou que a bolacha teria 12 centímetros de diâmetro.

Outras Curiosidades...

  • O cantor Nelson Ned mede 1,12 metro.
  • Rick Martin já participou do conjunto juvenil Menudo. Os integrantes eram jovens bonitos que cantavam e dançavam, como os meninos do Backstreet Boys, e fizeram muito sucesso com as meninas entre 1984 e 1985.
  • O pai do sambista Moreira da Silva era tocador de tuba.
  • No auge da glória, as irmãs Linda e Dircinha Batista chegaram a juntar 14 carros na garagem. Ambas adotaram como sobrenome o prenome artístico do pai, Batista Júnior, ventríloquo, humorista e cantor.
  • A música Disparada, apresentada em 1966, trouxe uma novidade. Foi utilizada uma queixada de burro como instrumento de percussão.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Jeniffer Martins disse...

Olá Alexandre
Em primeiro lugar quero dizer que estou morrendo de saudades das suas aulas e das suas estórias. Por falar nelas, ao ler essas curiosidades, lembrei de um caso sobre o menudo que não fica nada bem comentar aqui. Afinal, todos nós pagamos um mico na vida!rsrsrs
bjus da sua eterna aluna Jeniffer Martins