Dicas de Jardinagem:

A borra de café contém algumas substâncias que servem de alimento para os vegetais. Espalhada pelo terreno, a borra auxilia como nutriente e funciona como excelente adubo.

A água que ferve os ovos e a água que se desprende do peixe congelado são ótimos adubos para as plantas porque contém sais minerais. Na hora de regar, use esses líquidos que geralmente seriam jogados fora.

Outra boa maneira de dar uma reforçada nos nutrientes das plantas é misturando cascas de ovo moídas ou cascas de banana bem picadas ao adubo que será colocado no vaso. Esses ingredientes possuem sais minerais e outras substâncias que garantem um crescimento saudável para o vegetal.

Você também pode usar cascas de batata para adubar a terra das plantas. Esse método alternativo é bastante eficiente. Bata as cascas de batatas no liquidificador e depois espalhe o produto pela terra.

O motivo do envelhecimento rápido das plantas é a desidratação. Por isso, ao podar o caule, procure fazer um corte reto e com as pontas imersas na água. Esse processo evita a entrada de ar nas células do caule e o conseqüente bloqueio da absorção de água e nutrientes.

Se suas plantas estão sempre infestadas de lesmas, aí vai uma dica interessante. Para afastar os bichinhos das plantas, coloque rodelas de batatas espalhadas em volta do local. Serve também um pequeno recipiente contendo cerveja nas proximidades da planta.

Cochonilas, pulgões e lagartas são parasitas que costumam tirar o viço (a beleza) das plantas. Você pode combatê-los com uma receita caseira. Os ingredientes, que podem ser encontrados facilmente, são os seguintes: 100 gramas de fumo de corda, meio litro de água, meio litro de álcool e 100 gramas de sabão neutro. Para preparar a infusão, você deve misturar o fumo cortado com o álcool e acrescentar a água. Deixe curtir por 15 dias. Passado esse período, dissolva o sabão em 10 litros de água e depois junte essa solução à mistura anterior. Com isso, você terá um líquido mortífero para os parasitas e inofensivo para as plantas. Basta pulverizar as folhas com ele.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: