Pergunta Maluca - Domingo na Globo



Os marinheiros do Brasil celebram em 13 de dezembro seu dia. • Porque o dia 13 de dezembro foi escolhido para ser o Dia do Marinheiro? • Quem compôs Cisne Branco, a canção do marinheiro. este hino, qual era o nome original da canção e qual famosa cantora brasileira o gravou em 1970?...



Respostas


• Porque o dia 13 de dezembro foi escolhido para ser o Dia do Marinheiro?


13 de dezembro pé o Dia do Marinheiro porque é a data de nascimento do patrono da Marinha Brasileira, o Almirante Tamandaré. O nome completo do almirante era: Joaquim Marques Lisboa. O Marquês de Tamandaré nasceu em 1807, no Rio Grande do Sul.

• A canção Cisne Branco é o hino do Marinheiro, a canção do marinheiro. Quem compôs este hino, qual era o nome original da canção e qual famosa cantora brasileira o gravou em 1970?

A letra desta canção é de autoria de Benedito Xavier de Macedo e a música foi composta por Antonio do Espírito Santo.

A história da música é a seguinte:


Antônio foi sargento músico do Batalhão de Caçadores, em Salvador, e é considerado um dos maiores compositores de dobrados do Nordeste. Certa vez ele compôs um dobrado em homenagem a um amigo, também sargento músico do Exército, que tinha o sobrenome CALHAU. A música então foi chamada SARGENTO CALHAU.

Em 1926, o sargento cearense Benedito Xavier de Macedo, associou seu poema CISNE BRANCO à melodia daquele dobrado que passou a ter o título de "SARGENTO CALHAU - CISNE BRANCO”.

E mais um detalhe: a letra de Cisne Banco também é reivindicada pelo oficial Francisco Dias Ribeiro, que em 1916 escreveu uma poesia inspirada no veleiro Benjamim Constant, o navio-escola, chamado de Cisne Branco, e a adaptou ao Dobrado Sargento Calhau.

E para terminar...

A famosa cantora brasileira que gravou Cisne Branco, em 1970, foi Dalva de Oliveira, no disco “Bandeira branca”.
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

1 comentários:

Cesar Butturini Frambach disse...

CESAR BUTTURINI FRAMBACH
12/12/2010 - 12h36m.
PERGUNTA MALUCA - DOMINGO NA GLOBO!
Jamais soube que 13de dezembro era a data do nascimento do Almirante Tamandaré, que nasceu no Sul do Brasil!
A letra da canção *CISNE BRANCO* ou Canção do Marinheiro foi composta Benedito Xavier de Macedo e a musica por Antonio do Espírito Santo! Eu desconhecia os autores, que foram grandes!
Elevemos Dalva de Oliveira que cantou com muita firmeza, grande dicção e demonstrou empolgação!