Dia de São Bento

São Bento é fundador da Ordem dos Beneditinos e considerado o Padroeiro da Europa. Ouça sua história e oração, conheça a “Regra de S. Bento” e sua poderosa medalha...

Bento nasceu na cidade de Nórcia, na Itália, e tinha uma irmã gêmea chamada Escolástica, também fundadora e santa da Igreja. Eles pertenciam à nobre família Anícia. Foi para Roma aprender retórica e filosofia, mas resolveu levar vida ascética e reclusa, dedicando-se ao estudo da Bíblia e do cristianismo. Aos vinte anos isolou-se numa gruta do monte Subiaco, onde permaneceu em oração e penitência por três anos. Em Nápoles, no sopé do monte Cassino, construiu o seu primeiro mosteiro. O símbolo e emblema que escolheu foram a cruz e o arado, que passaram a ser o exemplo da vida católica dali em diante.

Oração:

“A Cruz sagrada seja a minha Luz.
Não seja o Dragão meu guia.
Retira-te Satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mal o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo do teu veneno."
Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ouça a história e a oração à são Bento, na voz do comunicador Loureiro Neto, da Rádio Globo:


Regra de São Bento:

São 73 capítulos e um prólogo seguidos pelos monges beneditinos em cerca de 700 mosteiros masculinos e 900 mosteiros e casas religiosas femininas, espalhados pelos cinco continentes.


A Cruz-Medalha de São Bento:

A medalha de São Bento é uma das mais veneradas pelos fiéis, que lhe atribuem poder contra enfermidades do homem e animais, ou contra os males que podem afetar o espírito. A medalha também é colocada nos cimentos de novos edifícios como garantia de segurança e bem-estar de seus moradores.

De um lado a medalha apresenta, rodeando a figura do santo, o texto latino: Eius in obitu nostro presentia muniamur, que significa "Que a hora de nossa morte, nos proteja tua presença". Em algumas medalhas a frase é substituída por Crux Sancti Patris Benedicti, ou simplesmente Sanctus Benedictus.

Do outro lado a medalha apresenta:
Em cada um dos quatro lados da cruz: C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. Cruz do Santo Pai Bento
• Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. Que a Santa Cruz seja minha luz
• Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. Que o demônio não seja o meu guia
• Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. Afasta-te Satanás – N. S. M. V. Non Suade Mihi Vana. Não me aconselhes coisas vãs – S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. É mau o que me ofereces – I. V. B. Ipse Venena Bibas. Bebe tu mesmo teu veneno
Na parte superior, em cima da cruz aparece a palavra PAX e nas mais antigas IESUS
Share on Google Plus

About Alexandre Ferreira

Blog do comunicador Alexandre Ferreira - Jornalista, Radialista e Professor Universitário.

0 comentários: